Vacinas de rotina cobrem 60% das crianças a nível de Luanda

Vacinas de rotina cobrem 60% das crianças a nível de Luanda

O director Provincial do Gabinete da Saúde, Manuel Varela, considera o nível de cobertura baixa, tendo em conta que o preconizado é de chegar aos 90%. Defende que a cifra actual se deve também à situação epidemiológica que o país está a viver actualmente. O dirigente falava à margem da abertura da Semana Mundial Africana da Vacinação, ontem, em Luanda

O lançamento da Semana Mundial Africana da Vacinação coube ao director Provincial do Gabinete da Saúde de Luanda, Manuel Varela, que na ocasião apelou aos membros das famílias, no sentido de levarem as crianças aos centros e postos de saúde para fazerem as vacinas contra as principais doenças que convivem com a sociedade.

Segundo o director Provincial da Saúde, Manuel Varela, as vacinas a serem ministradas à margem da campanha são a BCG, pólio, hepatite B, pentavalente, pneumo 13, sarampo, rubéola, febre-amarela e toxóide tetânico.

Para Manuel Varela, há necessidade de atingir os 90% de cobertura em termos de vacinação, com maior urgência neste período chuvoso, no sentido de se evitar que surjam mais patologias, sobretudo as diarreicas agudas, respiratórias, tuberculose, paralisia infantil, sarampo, entre outras.

“Gostaria também de lembrar que as vacinas que estão a ser administradas nas unidades sanitárias ao longo da semana, não é contra a Covid-19, mas sim contra as principais doenças que assolam principalmente as nossas crianças. Nesta senda, as mulheres grávidas também são chamadas, para fazerem a vacina anti-tetânica, com o intuito de proteger os bebés depois de nascerem”, explicou, Manuel Varela.

Em função disso, apelo às mães e papás que devem levar os filhos às unidades sanitárias, onde irão encontrar as equipas de vacinação. A vacina é administrada gratuitamente ou seja não se paga nada.

Tendo em conta que nestes cincos dias, período em que durar a campanha, o trabalho será intenso, prevê-se vacinar 34 mil crianças a nível de Luanda, em função da baixa cobertura que se regista na capital do país.

Quanto ao suposto registo de muitos casos de vómitos e diarreias nas unidades sanitárias, Manuel Varela garantiu que não corresponde à verdade, apenas registaram algumas ocorrências no município do Cacuaco, onde recolheram amostras, mas a situação já está controlada.

A presidente da Comissão Administrativa da cidade de Luanda, Maria Antónia Nelumba, lembrou que todos os anos é celebrada a Semana Mundial da Imunização, por orientação da Organização Mundial da Saúde, o acto acontece na última semana do mês de Abril com o objectivo de promover o uso de vacinas para proteger as crianças de várias patologias.