Angola e Holanda assinam memorando para criação de centro agro-logístico no corredor do Lobito

Angola e Holanda assinam memorando para criação de centro agro-logístico no corredor do Lobito

O governo da Holanda tem 60 milhões de euros para financiar diversos projectos em Angola, com particular incidência para o da instalação do centro agro-logístico no corredor do Lobito

O Ministério dos Transportes de Angola e o Reino dos Países Baixos assinaram, no Lobito, província de Benguela, um memorando de entendimento para a criação de um centro agro-logístico na província de Benguela. A Holanda já tem manifestado o interesse de importar frutas de Angola, nomeadamente limão, abacate e outros frutos produzidos ao longo do corredor do Lobito e, segundo o ministro conselheiro da embaixada daquele país em Angola, Marck Léon Kasarack, o governo da Holanda tem 60 milhões de euros para financiar diversos projectos em Angola, com particular incidência para o da instalação do centro agro logístico no corredor do Lobito.

Após a assinatura do memorando, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, afirmou que o surgimento do referido centro vai impulsionar os agricultores e produtores das províncias servidas pelo corredor do Lobito a aumentarem a produção e verem os seus produtos reconhecidos nos países europeus.

De acordo com Celso Rosas, está a ser feito um “bom trabalho com vista a redinamização do corredor do Lobito, que no passado foi um importante pólo de desenvolvimento da região”, tendo assegurado, por outro lado, que o Porto do Lobito está preparado para todos estes desafios.

Celso Rosas avançou que um dos grandes desafios da empresa assenta, entre outros eixos, no concurso para a concessão dos terminais, que farão aquela infra- estrutura evoluir “um porto operador para um porto senhorio, através da participação efectiva do sector privado”.

O responsável adiantou ainda que a visão do Conselho de Administração é transformar o Lobito num porto de referência em que todos operadores internacionais e nacionais sintam interesse de trabalhar.

Por sua vez, o PCA da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola, Catarino Fontes Pereira, destacou que o centro a criar vai potenciar e apoiar os produtores agrícolas da região na internacionalização dos seus produtos.

Já o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, referiu que a assinatura do memorando de entendimento e a dinamização da agricultura surge numa altura em que o país experimenta a internacionalização da sua economia, para a qual a Holanda é tida como parceira ideal.