Projecto AGIR defende calendarização das autarquias

Projecto AGIR defende calendarização das autarquias

Para o director da organização da sociedade civil, Fernando Sakwayela, a realização das autarquias não pode estar condicionada por questões económicas nem pelo contexto pandémico, tendo em conta que as outras necessidades estão a ser realizadas

O director da organização da sociedade civil, Projecto AGIR, Fernando Sakwayela, defendeu, em entrevista a OPAÍS, a necessidade de Angola estabelecer um calendário para a realização efectiva das eleições autárquicas de modo a diminuir a pressão social dos cidadãos sobre o Governo.

O líder associativo, que falava a este jornal à margem do encontro encontro anual das Organizações da Sociedade Civil com a Comissão de Administração do Estado e Poder Local da Assembleia Nacional, entende ser necessário que os cidadãos tenham acesso aos programas públicos sobre a data efectiva para a realização das autarquias.

Para Fernando Sakwayela, a realização das autarquias não pode estar condicionada a questões económicas nem pelo contexto pandémico, tendo em conta que as outras necessidades estão a ser realizadas.

Para o activista cívico, a administração autárquica não pode ser condicionada pela questão financeira, uma vez que as autarquias vão transformar o administrador num ente-eleito e as finanças que gerem serão as mesmas que passarão a ser geridas pelo autarca.

Para Fernando Sakwayela, não se deve olhar para as autarquias como uma estratégia de partidos políticos, mas sim como um elemento de interesse nacional, a julgar que poderá trazer uma maior participação do cidadão à vida pública e esbater a excessiva partidarização da sociedade e transformar Angola num Estado moderno adaptado ao contexto das nações.

“Será uma forma de poder erguer em Angola uma República dos cidadãos e não de militantes”, frisou, tendo dito ainda que “o modelo de governação centralizada fracassou e encontra-se no momento caduco”. Por isso, há toda importância de se partir para as autarquias, defendeu.