Encontro Literário Virtual entre artistas da CPLP assinala o Dia da Língua Portuguesa

Encontro Literário Virtual entre artistas da CPLP assinala o Dia da Língua Portuguesa

O evento composto por seis painéis de debate virtual (webinars) vai permitir aos convidados a abordagem sobre a “Linguística”, “Literatura e música”, “Memória e literatura”, “Conto”, nestas Jornadas da Língua Portuguesa com o tema central “Linguagem e Literaturas: o Português em Trânsito”

Dezoito expoentes contemporâneos da literatura, das artes e da academia de Angola, Brasil e Portugal reúnem-se de 4 a 6 do corrente mês, entre as 14 horas e as 18:00, para um ciclo de debates virtuais em torno do tema “Linguagem e Literaturas: o Português em Trânsito”, que visa celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de Maio.

O evento composto por seis painéis de debate virtual (webinars) vai permitir aos convidados a abordagem sobre a “Linguística”, “Literatura e música”, “Memória e literatura”, “Conto”, nestas Jornadas da Língua Portuguesa com a parceria do Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) e do Camões – Centro Cultural Português de Luanda (CCCP).

Entre os participantes confirmados constam os angolanos Abreu Paxe, Ana Pita Grós, Gociante Patissa, Irene A’mosi e Ti móteo Ulika (Cornélio Caley), nos painéis com acesso livre e gratuito nas redes sociais CCBA e do CCCP. Do Brasil, Carol Rodrigues, Juliana Perdigão, Natália Tossati e Paloma Vidal, além de Renato Negrão e Ricardo Domeneck. Já de (Portugal) Alexandre Valinho Gigas, Luca Argel, Luís Varatojo, Manuel Alberto Vieira, Margarida Calafate Ribeiro e Ricardo Namora.

Questões relacionadas com as perspectivas contemporâneas da língua e das literaturas em Língua Portuguesa nas diferentes geografias por onde se encontram e sobre o trânsito dessas literaturas de diferentes realidades – África, América e Europa – unidas por uma língua comum são alguns dos debates propostos aos participantes pela dupla de curadores, o brasileiro Kaio Carmona e o português Nuno Neves, ambos professores-leitores de língua e literatura na Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto.

Segundo Kaio Carmona, a partir desta ligação intercontinental, os convidados tratarão das muitas travessias do texto literário, que produzem um saber orgânico e comunitário, que se transformam no tempo e no espaço, mas que também permanecem no pensamento colectivo dos países de Língua Portuguesa.

Nuno Neves refere que serão debatidos temas como oralidades, memória e literatura, música e literatura, além de géneros como o conto, tendo como eixo das discussões a própria Língua Portuguesa em trânsito.

A efeméride

A data de 5 de Maio foi estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para celebrar o idioma e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”. O idioma é um dos mais difundidos no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, além de ser o mais falado no hemisfério Sul. 2021 é o segundo ano em que se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa.