Associações pedem “intercessão” do MINJUD na realização da assembleia-geral extraordinária da FAF

Após o chumbo da primeira solicitação, as associações provinciais de futebol fizeram um novo pedido à mesa da presidência da FAF, para a realização da assembleia-geral extraordinária que visa discutir o momento que o órgão reitor atravessa

Em representação 10 Associações Provinciais de Futebol (Benguela, Bié, Cunene, Cabinda, Lunda-Sul, Lunda-Norte, Luanda, Malanje, Huambo e Huíla), a APF Luanda solicitou um novo pedido ao presidente da mesa da assembleia-geral da Federação Angolana de Futebol (FAF) para a realização de uma assembleia-geral extraordinária, mas pediu a intercessão do Ministério da Juventude e Desportos.

De acordo com o comunicado da Associação Provincial de Luanda a que este Jornal teve acesso, o pedido para a realização da assembleia-geral extraordinária visa discutir, justamente, o momento menos bom que o órgão reitor da modalidade atravessa.

Deste modo, revela a nota que é neste quadro que a Associação de Luanda vem tornar público todo este processo com o objectivo de se cumprir a lei, sendo que em caso de nova recusa (ou omissão) e omissão do MINJUD serão desencadeados todos os procedimentos que a legislação aplicável permite, nomeadamente a convocação/organização de uma assembleia-geral extraodinária por parte dos filiados da FAF “Mais uma vez apelamos a todos os amantes do futebol que estamos a trabalhar no sentido de ser realizada a assembleia-geral extraordinária e, assim, discutirmos o caminho a trilhar para o futuro”, lê-se na nota assinada pelo secretário-geral da Associação Provincial de Luanda.

A Federação vive um impasse, após o Tribunal Provincial de Luanda ter considerado, em Janeiro último, procedente a providência cautelar intentada pelo candidato Norberto de Castro, na sequência do seu afastamento da lista de concorrentes à presidência da FAF para o quadriénio 2020-2024, pela Comissão Eleitoral.