Angola registou mais novos casos de Covid-19 na última semana do que no mês de Março

Angola registou mais novos casos de Covid-19 na última semana do que no mês de Março

Nas últimas 24 horas foram registados seis mortes de Covid-19, 280 novos casos e 195 pessoas recuperadas desta enfermidade, revelou ontem o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, à margem da actualização diária da situação epidemiológica no país

Franco Mufinda afirmou que na semana passada o país registou mais casos positivos em relação ao mês de Março do ano em curso, tendo em conta que a velocidade média de casos novos por semana é 677 contra aos 540 da primeira vaga registada no mês de Outubro do ano passado.

Contudo, a fotografia actual expressa os resultados das novas variantes no seio da comunidade, considerando que até ontem já se contabilizou mil e 294 casos activos da variante inglesa, detectados desde o dia 2 de Abril do ano em curso.

Neste contexto, Franco Mufinda explicou que o sector da Saúde está a sentir os efeitos das novas variantes, sobretudo a nível da província de Luanda, onde se está a registar mais números de casos novos em instituições, incluindo escolas.

A situação actual é fruto do incumprimento do uso, na sua maioria das medidas de protecção individual e colectiva. Por essa razão, o secretário do Estado para a Saúde Pública apelou as instituições, em especial as escolas, a redobrarem a vigilância com ajuda dos pais e encarregados de educação.

A geografia dos 280 novos casos

Dos 280 novos casos registados, 222 estão localizados em Luanda, 19 na Huíla, 12 em Benguela, 10 no Huambo, seis em Cabinda, Quatro no Zaire, três no Bié, dois em Malanje, um no Uíge e no Cuanza Norte, respectivamente.

As localidades mais afectadas na província de Luanda tendem a aumentar, considerando que ontem foram registados mais casos nas zonas do Cacuaco, Belas, Cazenga, Ingombota, Icolo e Bengo, Rangel, Maianga, Samba, Sambizanga, Kilamba Kiaxi, Talatona e Viana.

As idades dos infectados variam de três meses a 83 anos, sendo 159 do sexo masculino e 121 feminino.

De acordo com Franco Mufinda, o país registou seis mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. As vítimas foram todos cidadãos nacionais, entre os quais, quatro foram reportados na província de Luanda, com as idades compreendidas entre os 44 e 55 anos, um em Benguela, de 49 anos, e outro na província do Kwanza Norte, de 60 anos.

O governante anunciou que entre as 195 pessoas recuperadas, 146 se encontram em Luanda, 20 no Huambo, 17 em Benguela, cinco na Huíla e no Uíge, um no Bié e no Cuanza Norte respectivamente, cujas idades variam dos três aos 88 anos.

Até ontem as unidades sanitárias contabilizaram um total de 28 mil e 201 casos positivos de Covid-19, entre os quais 628 óbitos, 24 mil e 698 recuperados, dois mil e 875 activos, 212 doentes internados. Entre os activos existem 16 críticos, 33 graves, 115 moderados, 48 leves e dois mil e 663 assintomáticos.

Os laboratórios processaram por RT-PCR três mil e 61 amostras, nas últimas 24 horas, perfazendo o cumulativo de 519 mil e 122 amostras processadas, com uma taxa de positividade de 5.4%.

Em quarentena institucional estão 58 pessoas, ao passo que há mil e 536 contactos sob vigilância. Entretanto, o CISP registou 111 relacionadas a pedidos de informação sobre a Covid-19 e a equipa de intervenção e saúde mental assistiu 56 pessoas.

Disse que nos pontos de entrada e de saída província de Luanda, foram testados mil e 171 utentes, entre os quais seis pessoas testaram positivos a Covid-19, sendo cinco no Cabo Ledo e um no Uezo.

Franco Mufinda voltou a apelar a população a cumprir com as medidas básicas de biossegurança, tais como usar corretamente a máscara facial, lavar frequentemente as mãos com água e sabão, usar o álcool em gel, cumprir com o distanciamento físico entre as pessoas, evitar as aglomerações populacional e a cerca sanitária. “Lembrar que a Covid-19 é um problema de responsabilidade individual e colectiva”, frisou.