Empresa norte-americana é multada por partilhar informações militares com a China e outros países como a Austrália

Empresa norte-americana é multada por partilhar informações militares com a China e outros países como a Austrália

A  Honeywell , empresa que produz sistemas de defesa aeroespaciais, foi multada em USD 13 milhões por ter partilhado informação técnica sobre caças norte-americanos, entre outros equipamentos aéreos, com a China, colocando em risco a segurança nacional.

O Departamento de Estado dos EUA declarou, na Segunda-feira (3), que havia chegado a um acordo com a companhia em causa, a qual teria partilhado 71 documentos com a China, Taiwan, Canadá e Irlanda, entre 2011 e 2015. Nestes, estavam incluídas especificações de peças para o caça F-35, para o bombardeiro de longo alcance B-1B Lancer e para o caça F-22, bem como motores de turbinas a gás e outros dispositivos electrónicos militares.

No total, resultaram 34 acusações contra a empresa norte-americana, reporta o South China Morning Post. A Honeywell afirma ter “partilhado inadvertidamente” a tecnologia durante “discussões  de negócios normais”, mas “nenhum detalhe de fabricação ou engenharia foi partilhado”, disse a empresa citada pela mídia.

Considerando que a companhia teria voluntariamente reconhecido as suas violações à segurança dos EUA, o Departamento de Estado decidiu que não a vai banir. Desde 2003, a Honeywell estaria a expandir a sua presença no gigante asiático, nesse ano se teria mudado de Singapura para Shanghai e, em 2017, pago USD 100 milhões pelo terreno no qual as suas instalações foram construídas. Porém, dois anos mais tarde, foi alvo de sanções por parte de Pequim, devido à venda de armas para Taiwan durante a presidência de Donald Trump.