Fazenda Vinevala abastece o mercado com mais de 2 mil toneladas de farinha de trigo

Fazenda Vinevala abastece o mercado com mais de 2 mil toneladas de farinha de trigo

No final do mês em curso, começa a colheita de mil hectares de farinha de trigo, na fazenda Vinevala, localizada na província do Bié, o equivalente a mil campos de futebol, com um investimento em mais de kz 180 milhões. A produção vai atender o mercado nacional e reduzir a importação do cereal

O empresário Alfeo Vinevala disse que tem recebido muitas solicitações para o fornecimento de farinha de trigo, principalmente mogareiras nacionais e as indústrias panificadoras. Além do mercado interno, países como o Brasil, França e EUA também estão interessados na aquisição do produto. No total, serão colhidas mais de 2 mil toneladas do produto num período de dois meses (Maio a Junho).

“Após a colheita da farinha de trigo, vamos definir à percentagem do produto destinada para o consumo e a quantidade que vai servir para sementes, de modo a criar stocks e produzir adubos para novas plantações e fornecer a outros produtores”, esclareceu. O empresário contou que o governo do Cuando Cubango cedeu uma área de 30 mil hectares para a produção de farinha de trigo nos próximos anos.

Segundo o Alfeu Vinevala, numa primeira época, o produto será comercializado somente no mercado nacional, mas nos próximos tempos se prevê a exportação. Neste momento, na cultura da farinha de trigo no Bié estão a trabalhar mais de 200 funcionários. “ A desmatação dos hectares na província do Cuando Cubango já teve início. Queremos intensificar a cultura do produto com a produção em grande escala para atender as necessidades do país”, explicou. A colheita começa na terceira semana de Maio e contou com um investimento de mais kz 180 milhões para a compra de sementes, desmatação e preparação de terra, nas províncias do Bié e Cuando Cubango.

Dificuldades

O empresário contou que a principal dificuldade continua a ser aquisição de fertilizantes para dar continuidade à produção da farinha de trigo, alertando que o preço dos adubos são comercializados a preços elevados e prejudica os camponeses. Alfeu Vinevala reconhece que internamente regista-se grande procura dos produtos do campo, mas o grande “Calcanhar de Aquiles” tem a ver com o aluguel de máquinas e o escoamento, ressaltando que a cerca sanitária valorizou mais a produção nacional.

Lembrar que, na última safra, perto de 200 dos 230 hectares de farinha de trigo, equivalentes a 200 toneladas do cereal, no Chinguar (Bié), deterioram, por falta de máquinas para a colheita. Na altura, o empresário contactou os responsáveis dos tractores, mas não teve sucesso, apesar de se prontificar em pagar. O trigo é o cereal mais produzido a nível mundial, destina-se ao consumo humano e conta com peso significativo na economia agrícola. A farinha de trigo é a principal matéria-prima para a confeção de produtos como, bolachas, pão, massa alimentar e outros.