Secretário da UNITA em Cacuaco abandona cargo

Secretário da UNITA em Cacuaco abandona cargo

O secretário para a mobilização urbana da UNITA, em Cacuaco, Cândido Moisés, renunciou o cargo, ontem, por alegadas irregularidades internas e atropelo aos estatutos cometidos pelo presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, a quem acusa de tribalista, falacioso e mentiroso.

Na enumeração das acusações, Cândido Moisés começou por denunciar que, desde que assumiu a presidência do partido, em 2019, Adalberto vem promovendo uma perigosa instabilidade interna com a aposta no tribalismo. Conforme explicou, quando assumiu o cargo afastou todos os dirigentes do norte e leste do país para, em seu lugar, promover pessoas do sul. Por este facto, frisou, actualmente, cargos de destaque a nível do partido são ocupados por pessoas do sul em detrimento dos de outras regiões do país.

“O presidente tem feito tudo para afastar os do norte para privilegiar os do sul e isso tem criado um clima de desarmonia e desconfiança que pode levar a ruína a organização”, alertou. Para o político, essa postura de Adalberto é muito perigosa, sobretudo, caso venha a ganhar as eleições do próximo ano. “Se na direção do partido já faz esta divisão. Não queremos imaginar quando um dia for presidente. Vai dividir o país”, apontou”, apontou.

Nacionalidade escondida

Por outro lado, o militante sénior da UNITA acusou ainda Adalberto Costa Júnior de não ter efectivado por definitivo o processo de renúncia da nacionalidade portuguesa, tendo dado como prova o facto de nunca ter apresentado publicamente o documento de renúncia. “Nas reuniões que temos tido na Sovismo, pedimos sempre que nos mostre o documento de denúncias. Mas ele não mostra. Não podemos ter um presidente com dupla nacionalidade”, defendeu.

Mentiroso

Noutra abordagem, Cândido Moisés acusou o líder da UNITA de mentiroso e falacioso. Em causa, apontou uma série de promessas feitas durante a sua campanha a liderança do partido que, até hoje, não foram efectivadas. De acordo com o político, desde que foi eleito, Adalberto Costa Júnior nunca visitou o município nem o comitê de Acção da organização que, segundo disse, enfrenta sérios problemas estruturais.

“No comitê não temos sequer um computador. O nosso presidente tem um discurso bonito, mas, no entanto, na prática, tem levado o partido ao descalabro”, acusou, tendo acrescentado ainda que é hora de destituir urgentemente o presidente da UNITA”. O secretário jura ainda “de pé juntos” não ter sido coagido a tomar essa atitude e que fê-lo por livre iniciativa.