Assembleia Nacional “chora” pela morte de Raul Danda

Assembleia Nacional “chora” pela morte de Raul Danda

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, lamenta, em nota de imprensa, o passamento físico do parlamentar Raul Danda, ocorrido na manhã de hoje, em Luanda, vítima de doença.

Além de Fernando da Piedade Dias dos Santos, outros parlamentares de diversas formações políticas manifestaram, nas redes sociais, o choque que apanharam ao tomarem conhecimento da morte do integrante do grupo parlamentar da UNITA e endereçaram condolências à família.

Em declarações ao jornal OPAÍS, o porta-voz da UNITA, Marcial Dachala, disse que o deputado, de 64 anos de idade, ter-se-á sentido mal e de seguida foi levado à Clínica da Endiama, nos arredores de Talatona.

Sem avançar detalhes sobre as causas da morte, Marcial Dachala contou que foi lá que acabou por falecer e os seus restos mortais estão depositados na morgue da referida unidade, onde aguarda por eventuais perícias e laudo médico.

Fontes próximas ao político dão conta que a causa da morte terá sido um AVC Hemorrágico que já o havia apoquentado há algum tempo. Referem as fontes, inclusive, que Raúl Danda estava de malas feitas para o Brasil para dar seguimento ao seu tratamento depois de uma série de consultas feitas na Namíbia e em Portugal.

O porta-voz da UNITA considera a morte de Raúl Danda uma perda para a política nacional e para o país, dado o seu posicionamento na defesa dos interesses mais elementares sobretudo em prol dos mais desfavorecidos.

Para o partido, o país deve acolher da melhor forma as gestões, críticas e soluções que Raúl Danda sempre apontou para o desenvolvimento harmonioso de uma Angola melhor.

Natural de Cabinda, Raúl Danda já foi presidente da bancada parlamentar da UNITA, jornalista da Rádio Nacional de Angola e da Vorgan.

O malogrado também teve passagem na televisão como actor e comentador de programas de actualidade política e trabalhou igualmente como professor universitário.

Em 2019, foi um dos concorrentes à presidência da UNITA.