Exposição fotográfica “Máscara oculta” prossegue no Museu de Antropologia

O Museu de Antropologia continua a acolher a mostra fotográfica “Máscara oculta”, de autoria do belga Kristof Degrauwe, no quadro do Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de Maio, devendo estar patente até 31 de Agosto

A mostra composta por 30 fotografias, de autoria do também músico belga Kristof Degrauwe, prossegue nas instalações do Museu Nacional de Antropologia, em Luanda, visando comemorar o Dia Internacional dos Museus, que se assinala a 18 de Maio.

Trata-se de imagens capturadas entre os anos 1999 e 2000, encontradas no depósito do Museu Etnográfico da cidade de Lubumbashi, na República Democrática do Congo, onde o fotógrafo trabalhou durante este período.

Em declarações a este jornal, Kristof Degrauwe fez saber que a exposição está construída ao redor de uma série de fotografias, que fizera há 21 anos, no Congo, onde, durante um ano, fotografou máscaras tradicionais com modelos. “Usei filmes de Kodack, porque aconteceu antes da grande revolução digital, foi um exercício longo e lento”, apontou.

O também músico, que vive em Angola desde 2019, vindo em missão de trabalho à embaixada da Bélgica, também teve o ensejo de explicar que a referida exposição é um convite de entrada na floresta do sub-consciente, pois envolve a psique do homem.

“Podemos ver as máscaras como objectos de uma outra realidade, um outro mundo. Mas também podemos ver como representações da psicologia humana, mas de forma universal, não podemos falar simplesmente africanas, mas sim universal, somos todos humanos, com pequenas diferenças culturais, mas isso é apenas uma camada muito fina”, defendeu o interlocutor.

Entretanto, a “Máscara Oculta” foi exposta em Lubumbashi, em Junho do ano de 2000, onde não foram apenas apresentadas as fotografias, mas também as próprias máscaras e, alguns anos mais tarde, em 2003, foi exibida, em Abuja, na Nigéria, e em outros países do continente africano.

De salientar que além dos seus trabalhos, nesta mesma exposição, encontram-se igualmente máscaras de Angola e de alguns artistas angolanos, que se mostraram interessados em participar na sua primeira exposição.

Próxima exposição

Com o ânimo em alta e a sensação de expectativas alcançadas, Kristof Degrauwe disse que já está a pensar na próxima exposição, que também terá lugar na capital angolana. Nesta linha de pensamento, o entrevistado disse que já tem em agenda, para 2022, a próxima mostra, sem, no entanto, adiantar mais detalhes, ao ser questionado quando e onde será realizada.

Valdimiro Graciano