Praga de gafanhotos chega à Huíla

Praga de gafanhotos chega à Huíla

A praga de gafanhotos que assola o Sul de Angola atingiu, esta Terça-feira, a província da Huíla, com a “nuvem” dos insectos a sobrevoar a zona do miradouro da Serra da Leba, no município da Humpata, cerca de 40 quilómetros do Lubango.

Ainda não há relatos de eventuais danos em campos agrícolas, mas sabe-se que vieram do município da Bibala (Namibe) e vão sobrevoando a zona planáltica da Leba, onde há muita produção de milho e frutas. Em declarações à imprensa, o director do gabinete provincial da agricultura da Huíla, José Arão, informou que a nível da província foram capacitados técnicos para dar resposta as acções de pulverização, com vista a reduzir os estragos nos campos agrícolas.

Segundo o gestor, o governo da Huíla antecipou-se na criação de condições de alerta, disponibilizou meios, desde humanos e financeiros, para prevenir e combater o fenómeno.

Estão disponíveis em mais de 50 tifas, material de biossegurança para os técnicos e foi elaborado um plano técnico.

Por sua vez, a administradora municipal da Humpata, Rita Soma Miranda, apelou aos agricultores do município para ficarem atentos e comunicar às autoridades eventuais ocorrências, para que as equipas de intervenção possam actuar.

A praga de insectos, que entrou em Angola pela província do Cuando Cubango, já passou pelo Cunene, Benguela e Namibe.