Detidos dois cidadãos por furto de materiais da linha férrea

Detidos dois cidadãos por furto de materiais da linha férrea

A Polícia Nacional deteve, ontem, em luanda, dois indivíduos que se dedicavam ao furto e a comercialização de materiais ferroviários na zona do Rangel

Os dois indivíduos furtavam o referido material entre as estações do Musseque e a passagem de nível da Cuca, e foram encontrados em flagrante delito pelos efectivos da Polícia, afectos a Unidade de Segurança de Objectivos Estratégicos, em posse de dispositivos de fixação da linha férrea e travessas.

Estes materiais roubados eram armazenados num contentor para posteriormente serem vendidos a uma siderúrgica, não fosse a intervenção dos efectivos da Polícia Nacional.

Segundo o porta-voz dos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL), Augusto Osório, os dois comerciantes que se dedicavam a estas práticas são de nacionalidade angolana e liberiana e, neste momento, estão a ser accionados os dispositivos legais para que possam responder criminalmente, de acordo com os danos causados.

Importa referir que esta não é a primeira vez que se regista este tipo de crime, pois, no ano passado, foram furtados cerca de 600 parafusos entre a estação dos Musseques e a passagem de nível da Cuca, que levou o CFL a suspender temporariamente a circulação dos comboios.

Na altura, Augusto Osório tinha declarado que os furtos de parafusos de fixação têm sido publicamente denunciados e são do conhecimento da Polícia local e do Comando Provincial de Luanda, bem como da administração local, e suspeitavam que serviam para comercialização no mercado de material ferroso.

Os parafusos de fixação não se produzem em Angola e têm de ser importados, pelo que, com as dificuldades cambiais actuais, “o prejuízo é grande”, finalizou.