MINSA felicita a bravura e valentia dos enfermeiros

MINSA felicita a bravura e valentia dos enfermeiros

Em alusão ao Dia Internacional do Enfermeiro comemorado ontem, 12 de Maio, a Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 felicitou, vivamente, a valentia destes obreiros. Em respeito à memória dos profissionais da área falecidos no cumprimento do seu dever, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, pediu o reforço no uso das medidas de protecção individuais e colectivas de modo a se ver controlada a pandemia no país, assegurou 

O governante referiu que o enfermeiro internacional e os angolanos estão de parabéns por mais um dia, neste momento tão particular, marcado pela pandemia da Covid-19.

“A bravura, a dedicação e o saber gerir a solidão dos doentes de Covid-19 ou infectados pelo SARS-COV2, ao lado dos nossos profissionais de saúde, são notórios e dignos pelo conhecimento público”, disse.

Sendo assim, a Comissão multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 felicita, vivamente, a valentia destes obreiros que, dia e noite, desde o nascimento até à morte, estão na nossa cabeceira com os cuidados. Em respeito à memória dos profissionais que faleceram no cumprimento do seu dever, o governante pediu o reforço no uso das medidas de protecção individuais e colectivas de modo a se controlar a pandemia no país.

259 novos casos e seis mortes

Segundo Franco Mufinda, a nível nacional, foi registada a ocorrência de 259 novos casos, sendo 227 residentes em Luanda, seis em Cabinda, cinco em Benguela, dois no Uige, igual número no Cunene, e um no Zaire. Os mesmos têm idades compreendidas entre um mês e 76 anos. Do total, 126 são do sexo masculino e 133 do género feminino.

Ainda ontem, as autoridades sanitárias reportaram a morte de seis pessoas, cinco em Luanda e um na província da Huíla.

Conseguiram recuperar 42 pessoas, com idades entre quatro e 89 anos, das quais 40 em Luanda, um no Moxico e igual número na Huíla.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, os laboratórios processaram 20.695 amostras por RT-PCR, das quais 259 testaram positivo. O cumulativo aponta para 530 mil amostras processadas com uma taxa de positividade de 5.5 por cento e 29.405 casos positivos.

No mesmo período, nos pontos de entrada e saída da província de Luanda, foram atendidas, à base de testes rápidos serológicos, 588 utentes com o complemento do antigénio nos casos reactivos. Deste número, 533 são do sexo masculino e 55 do feminino. Deste exercício, um caso foi confirmado.

Com os novos resultados, o quadro epidemiológico do país é de 29.405 casos positivos, com 645 óbitos, 25.187 recuperações, 3.573 activos e 3.283 assintomáticos.

Dos casos activos, 21 estão em estado crítico, 38 em estado grave, 15 moderados, 81 leves e 3.283 assintomáticos.

A equipa de saúde mental e intervenção psicossocial assistiu 22 pessoas, através da linha de apoio psicológico.

Um total de 53 pessoas encontram- se em quarentena institucional e 1640 estão sob vigilância epidemiológica.

Novas vacinas

O responsável esclareceu que, desde ontem, foi introduzida mais um novo tipo de vacina no país, Sputnik V, ao lado das duas outras vacinas já em uso: AstraZeneca e a Sinovac.

“Esta vacina é eficaz e segura, tanto quanto as duas que já estão em uso no país”, reforçou.

Ainda ontem, disse, conseguiram vacinar 14.307 mil pessoas a nivel nacional e o total desde o dia 10 de Março aponta para 590.546 pessoas vacinadas.

Testagem no Aeroporto 4 de Fevereiro

Referiu que, desde o dia 16 de Janeiro até à data actual, foram testados vários passageiros, sendo que um número considerável testou positivo.