‘Caipirinha do azar’ leva instituto da juventude a realizar campanha de sensibilização

‘Caipirinha do azar’ leva instituto da juventude a realizar campanha de sensibilização

O Instituto Angolano da Juventude (IAJ) realizou, ontem, no Instituto Médio do Kapalanga, em Viana, uma actividade que visa sensibilizar e orientar os jovens para adopção de comportamentos éticos e saudáveis. A actividade surge por conta dos últimos acontecimentos que envolve a “caipirinha do azar”, no município de Viana

A campanha, que preveem realizar em todo país, visa prevenir comportamentos de risco por parte dos jovens, para estimulação de comportamentos saudáveis no sei da juventude, segundo o director do IAJ, Jofre Santos.

Por conta dos últimos acontecimentos, no município de Viana, onde 11 pessoas morreram após consumirem a “caipirinha do azar”, o instituto em questão decidiu começar com o projecto de Orientação Social da Juventude, naquele município.

O grande foco é procurar conscientizar os jovens sobre a necessidade de se demarcarem das más práticas sociais, que têm contribuído para a debilitação física de muitos jovens.

Jofre dos Santos afirmou que este projecto será realizado em todos os municípios do país, por sentirem que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas e gravidez precoce tem afectado muitas famílias. Acrescenta nos problemas a criminalidade, as doenças sexualmente transmissíveis, a destruição de bens públicos, entre outros.

“Vamos levar, aos jovens, entidades especializadas nas mais diversas áreas, que lhes darão orientação, no sentido de saberem se posicionar perante estes problemas sociais”, disse.

Quando falava sobre trazer entidades especializadas, aquele responsável queria dizer que o seu instituto trabalha em parceria com a Ordem dos Advogados de Angola, o Ministério da Família e Promoção da Mulher, o Instituto de Luta contra as Drogas (INALUD),  a Ordem dos Médicos de Angola, e os psicólogos e sociólogos da UAN e do ISCED.

Os jovens terão orientação psicológica, social, jurídica, e consultas médicas gratuitas. Dando seguimento, depois de Viana, no mês de Maio, realizam uma outra orientação social no município de Cacuaco.

Para finalizar, Jofre dos Santos disse que “são as boas práticas que nos vão permitir viver num país melhor, seguro, onde todos estejamos empenhados em trabalhar para o desenvolvimento sustentável de Angola. Temos consciência das dificuldades que os jovens têm de aceder a uma consulta jurídica, ou de um psicólogo, por isso, vamos continuar com esta actividade, até 2022. A previsão é orientar quinze mil jovens”.