PR apela unidade entre os Estados no combate a Covid-19

PR apela unidade entre os Estados no combate a Covid-19

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, ontem, a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e deverá completar a vacinação até Julho próximo.

O Titular do Poder Executivo recebeu a vacina Sputnik V, no Complexo Turístico Paz Flor, no Morro Bento, distrito Urbano da Samba, que desde Março último é a base de vacinação contra a Covid-19, na capital angolana. Na ocasião, João Lourenço reiterou a necessidade da união de esforços entre os Estados no combate à pandemia.

O Presidente João Lourenço considerou fundamental que os países produtores entendam que ninguém se vai salvar sozinho: “Ou nos salvamos todos, ricos e pobres, poderosos e não poderosos, ou ninguém se vai salvar”. Para o estadista angolano, na distribuição das vacinas deve-se atender a todos e, desta forma, fazer face à pandemia que atingiu todo o planeta.

Depois de reconhecer a pouca capacidade de resposta dos produtores, defendeu a necessidade de maior engajamento e esforço no aumento da oferta de vacinas. O Presidente João Lourenço justifica que nem todos os países, sobretudo africanos, têm recursos financeiros para adquirir vacinas aos preços que estão.

Apesar desse quadro, o Titular do Poder Executivo manifestou-se optimista quanto à solução dessa questão a curto prazo. Relativamente a Angola, revelou que o país recebeu 600 mil doses da AstraZeneca (no quadro da iniciativa Covax) e 200 mil doses de oferta do Governo chinês. Acrescentando que Angola tem recebido outras ofertas em pequenas quantidades, incluindo de grupos empresariais, na medida das suas possibilidades.