Deutsche Bank reduz montante da linha de crédito para Angola

Deutsche Bank reduz montante da linha de crédito para Angola

A redução do montante estipula o valor de contrato de 5.000.000,00 (Cinco Milhões de Euros), contra os anteriores 10.000.000,00 (Dez Milhões de Euros). A linha tem como objectivo promover e apoiar o sector privado angolano na importação de equipamentos, bens ou serviços imprescindíveis à implementação de projectos de investimento

A alteração do valor foi acordada durante a visita, a Angola, do Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, e oficializada recentemente, de acordo com um comunicado do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), enviado a este jornal.

Presentes na delegação espanhola, os representantes do Deutsche Bank (Espanha) mantiveram um encontro com a equipa económica do Governo e com o empresariado nacional, durante o qual foram analisadas as possibilidades de tornar a linha mais acessível aos promotores nacionais, tendo-se fixado o valor mínimo actual de 5.000.000,00 (Cinco Milhões de Euros) para os contratos de importação.

Segundo os termos da negociação, nesta primeira fase, tornam- se elegíveis a financiamento com o valor mínimo de 5.000.000,00 (Cinco Milhões de Euros) apenas contratos de importação provenientes de Espanha, com a possibilidade de inclusão de outros países como Alemanha e Itália, sendo que o valor mínimo dos contratos para os restantes países mantém-se em 10.000.000,00 (Dez Milhões de Euros).

Com um valor global de Mil milhões de Euros, a Linha de Crédito do Deutsche Bank é uma solução de concessão de crédito à importação/exportação no âmbito de um acordo celebrado entre o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), o Deutsche Bank (DB-sucursal espanhola) e o Governo de Angola representado pelo Ministério das Finanças como garante.

A linha tem como objectivo promover e apoiar o sector privado angolano na importação de equipamentos, bens ou serviços imprescindíveis à implementação de projectos de investimento, sendo que a mesma financia contratos de Exportação/Importação para fornecimento de equipamentos, bens ou serviços (para projectos).

Este crédito tem ainda como objectivos a realização de projectos chave na Mão/Turnkey Contracts/EPC Agreements; Prémios de Seguros de Crédito (Aplicáveis para financiamentos com cobertura de ECA’s*); e Honorários ou Despesas inerentes aos contratos de Importação/Exportação.

Fazem parte os seguintes sectores prioritários financiados pela linha: agricultura, pecuária, agroindústria, pescas, indústria Transformadora e indústria mineira.

Recorde-se que a Linha de Crédito oferece inúmeras vantagens ao empresariado nacional, entre as quais a disponibilidade de moeda estrangeira para a importação, o reembolso do valor do crédito concedido é efectuado em moeda nacional Akz ao câmbio do dia da contratualização da operação, sem alterações cambiais.

Prevê ainda a realização de desembolsos por meio de pagamentos directos ao exportador pelo DB, pressupondo economia de tempo e redução de custos ao promotor e a realização de reembolsos semestrais.