Directora do INPC clama pela carência de especialistas em museologia

Directora do INPC clama pela carência de especialistas em museologia

Apesar dos avanços registados no sector dos museus em Angola, assim como a gestão destes espaços, a directora do Instituto Nacional do Património Cultural (INPC), Cecília Gourgel, lamenta pela carência de quadros especializados em museologia

Assinala-se hoje, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, sob o lema “Recuperar e Reimaginar”. O sector em Angola tem registado avanços significativos quanto à gestão do acervo. Apesar disso, a dirigente clama por quadros especializados em museologia.

O clamor é da directora do Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel, que, ao fazer uma radiografia da sua tutela no país, considerou a necessidade de haver quadros formados e especializados em museologia. A responsável sublinhou que, suprida essa carência, com a existência de um maior número de pessoas com tais habilitações, maior será o número de pessoas interessadas em visitar museus, pois estes profissionais trariam benefícios claros para esta esfera cultural.

Sem entrar em pormenores, em relação a esse aspecto, apesar da insistência da nossa questão que, segundo este jornal constatou, estão na base da falta de especialistas neste sector, o facto de não haver de escolas quer de ensino médio quer de nível superior. Por outro lado, a efeméride está a ser assinalada com uma série de actividades culturais, envolvendo palestras, exibição de documentários, exposições em monumentos, visitas guiadas, entre outros, um cenário que está a ser vivido em todos os espaços museológicos à excepção do Museu Regional da Huíla, que está em obras de restauro neste momento.

Estado dos Museus

À propósito da gestão dos museus, depois da nossa equipa ter constatado o estado destes locais importantes para a cultura do Estado angolano, nomeadamente nos museus nacional de História Militar, Antropologia e História Natural, os três situados no centro da capital, apuramos que os acervos que neles se encontram estão em bom estado de conservação e de portas abertas, e gratuitas para a visita dos interessados. Neste sentido, a interlocutora reconheceu que a gestão dos museus, em Angola, passou por uma fase menos boa, mas que, nos últimos anos, se observa uma melhoria categórica no modo de preservação dos bens materiais existentes nos museus, o que, segundo a mesma, influenciou inclusive no surgimento de novas instituições públicas ou privadas deste sector. “Julgamos que estamos muito bem, hoje até mesmo se pode ver nos museus o cuidado que se tem para preservar os acervos e os próprios museus, porque são importantes para a nossa história. Já tivemos períodos piores, mas a gestão dos museus está a ser bem feita, até porque estão a surgir muitos novos museus, o que é muito bom para o nosso país”, argumentou.

Actividades

Por ocasião do dia dedicado aos lugares onde são guardados artefactos históricos, Cecília Gourgel explicou que todos os museus, com excepção do Museu Regional da Huíla, contam com programação própria, sendo que uns começaram a efectivá-las antes da data, como é o caso do Museu Regional do Dundo, que, desde o dia 6, está a promover uma série de palestras sobre o Sona. Sona é, depois da Rebita, o segundo Património Cultural Imaterial Nacional no domínio das expressões culturais, elevado pelo Decreto Executivo número 99/21. Trata-se de uma das formas de comunicação dos ancestrais lundas, que envolve aspectos filosóficos, educacionais, artísticos, ideográficos que constituem uma forma de comunicação para acesso ao conhecimento.

Outras actividades

A fonte declarou que, para o corrente ano, muitos museus marcaram programas a partir do dia de ontem, 17, e que a última actividade está marcada para o dia 21. “Como dizia, o programa vai de 17 a 21 de Maio. Portanto, é uma jornada que o governo está a preparar. O Museu Nacional de Antropologia vai realizar uma conferência, com o tema ‘Os museus em desenhos’, ao longo destes quatro dias. O Museu Nacional de Arqueologia de Benguela tem, para o dia 18, uma palestra e a exibição de um documentário.

O Museu do Planalto Central do Huambo tem, por exemplo, agendada também uma palestra sobre a importância dos museus para a comunidade e todos os outros museus estão ou vão fazer alguma coisa”, disse a directora. Cecília Gourgel acrescentou que a Casa-Museu Óscar Ribas, sita na baixa da capital, vai realizar, a partir de amanhã, dia 19, até ao dia em que se tenciona pôr fim às actividades, 21, uma mesa-redonda on-line com a epígrafe “Gestão e conservação do acervo”.

Valdemiro Graciano