Egipto começa dragagem do canal de Suez após bloqueio de Março

Egipto começa dragagem do canal de Suez após bloqueio de Março

O Egipto começou as obras de dragagem do canal de Suez, perto do lugar onde encalhou o navio cargueiro Ever Given, em Março, como parte do plano estratégico de desenvolvimento da via marítima. A Autoridade do Canal de Suez anunciou, no Sábado (15), o início das obras de dragagem do canal para garantir o tráfego em ambos os sentidos na parte Sul perto da localidade onde, em Março, o navio cargueiro Ever Given encalhou, bloqueando a via marítima.

“O tenente-general Osama Rabi, presidente da Autoridade do Canal de Suez, no Sábado [15], foi testemunha do início das obras de dragagem na localidade do projecto de duplicação do canal que actualmente está a ser realizado no 122.º quilómetro ao Sul do Grande Lago Amargo e do Pequeno Lago Amargo usando dragas no âmbito do projecto de desenvolvimento da entrada Sul do leito do canal”, segundo o comunicado da SCA.

Em Abril, Rabi afirmou que a autoridade estudava as variantes de dragagem do canal após o encalhamento do Ever Given. Como parte do plano estratégico de desenvolvimento do canal até 2023, está planeado aprofundar as partes da via onde a profundidade é inferior a 20 metros. O encalhamento aconteceu numa área de cerca de 22 metros de profundidade. O porta-contentores Ever Given, que tem 400 metros de comprimento, seguia da China para o porto holandês de Roterdão, e encalhou a 23 de Março.

O encalhamento aconteceu no 151.º quilómetro do canal de Suez, bloqueando o tráfego marítimo por seis dias. A embarcação foi arrastada do local onde encalhou a 29 de Março, após várias tentativas. Mais de 15 rebocadores participaram na operação. As últimas das 422 embarcações que estiveram na fila devido ao bloqueio da via passaram pelo canal apenas a 3 de Abril.