País regista novo record de mortes em 24 horas

País regista novo record de mortes em 24 horas

Dezoito pessoas morreram de Covid- 19 nas últimas 24 horas a nível nacional, 150 testaram positivo e 280 recuperaram- se da pandemia. Os dados foram reportados, ontem, à margem da actualização diária dos números da pandemia pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda

Nas últimas 24 horas, foram registados 150 novos casos de Covid-19. As autoridades notificaram, em Luanda, 131; no Huambo 14; Huíla, quatro; Bié, três; Benguela e Zaire, um, respectivamente.

Em Luanda, as localidades mais afectadas são Ingombota, Samba, Belas, Kilamba Kiaxi, Maianga, Cazenga, Cacuaco, Talatona, Viana e Icolo e Bengo, sendo que as idades variam dos oito meses a 83 anos.

Entre os mortos, 12 são do sexo masculino e seis do género feminino, com idades entre 30 e 81 anos, distribuídos em 11 na província de Luanda, quatro na Huíla e três em Cabinda, todos de nacionalidade angolana.

Nas últimas 24 horas, foram recuperadas 280 pessoas, com idades que variam de 1 a 83 anos, sendo 253 em Luanda, 20 na Huíla, cinco em Cabinda e uma na província do Bié e Benguela, respectivamente.

Até ontem, foram registados 30 mil 791 casos positivos, 676 óbitos, 25 mil 995 recuperados, 4 mil e 119 activos, entre os quais 23 estão em estado crítico, 42 graves, 165 moderados, 54 leves e três mil 835 assintomáticos. Entretanto, 284 doentes encontram-se internados.

No dia de ontem, foram processadas mil e 115 amostras, originando uma taxa de positividade diária de 13.8%, o cumulativo aponta para 542 mil e 67 amostras processadas. Actualmente, estão a ser vigiadas mil e 500 pessoas.

A nível da província de Luanda, nos pontos de entrada e saída, foram testadas, à Covid-19, 425 utentes. Desta cifra, uma pessoa testou positivo. Entre os cidadãos, 368 são do sexo masculino e 57 do sexo oposto.

Espaço de tempo para fazer a segunda dose baixa para quatro semanas

Franco Mufinda aconselha aos cidadãos a não se dirigirem aos postos de vacinação sem que tenham os requisitos necessários para serem vacinados. Entretanto, quanto ao tempo que se deve levar para tomar a segunda dose, o secretário explica que: “o intervalo para fazer a segunda dose varia de quatro a 12 semanas. Angola optou por média oito semanas, mas, em função do número de casos de contaminação que estão a surgir diariamente, o país passou para quatro semanas, no sentido de aumentar a imunidade”.

Todos os cidadãos que foram vacinados com a primeira dose da vacina da AstraZeneca desde o dia 2 de Março até 15 de Abril do ano em curso são convocados a dirigirem-se aos postos de vacinação para fazerem a segunda dose, de modo a garantir a imunidade de pessoas que estão incluídas nesta fase. Para tal, a equipa de combate à Covid- 19 reforçou com mais dois postos de vacinação que começaram a vacinar desde ontem, designadamente o posto da Cidadela Desportiva e o da casa da Juventude de Viana. Nesta senda, todos os cidadãos que vão fazer a segunda dose podem deslocar-se a estes locais, no Paz Flor e no Mutu-ya-Kevela.

Sendo que todos os convocados, nomeadamente os funcionários bancários, da imprensa nacional, guichê único, os órgãos de comunicação social, da Procuradoria, dos tribunais, AGT, para fazerem a primeira dose devem dirigir-se apenas na tenda do Paz Flor e levarem consigo a folha do pré-registo, bilhete de identidade ou passaporte.

Ontem, foram administradas 15 mil e 312 doses. Desde o início da campanha, até ontem, 612 mil 571 pessoas já fizeram a vacina.