Carta do leitor: Mais do que criticar é preciso olhar também os aspectos positivos

Carta do leitor:  Mais do que criticar é preciso olhar também os aspectos positivos

Prezado coordenador do Jornal OPAÍS, receba as minhas saudações extensivas a todos os colaboradores, que trabalham, incansavelmente, para nos manterem informados.

Nos dias que correm, as pessoas têm os olhos mais voltados em aspectos negativos, para depois correrem nas redes sociais disseminar críticas e insultar qualquer gestor público. Com isso, perde-se a oportunidade de olhar para pequenas coisas, pequenos gestos que acontecem no dia-a-dia, que somados vão fazendo essa Angola crescer, que num tempo recente vimos muita gente a partir da Europa a vilipendiar nas redes sociais, mas que em tempos de pandemia choravam o amor pela pátria, implorando aos dirigentes apelidados de incompetentes, o envio de aeronaves para os trazer de volta.

Neste final de semana aproveitei, em companhia de um amigo, ir ao Paz Flor tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Uma campanha muito bem organizada, mas que infelizmente algumas pessoas que lá vão só se preocupam em colher as falhas, que até são próprias, resultantes da imperfeição humana e disseminá-las nas redes sociais.

Depois de tomar a dose, já de regresso, no percurso Golf 2 – Centralidade do Kilamba, precisamente no Distrito de Camama, o meu amigo perguntou-me se havia reparado na transformação ocorrida na via. Antónito, questionei o que era. Foi quando me disse que todo o capim alto que havia crescido ao longo dos separadores das duas faixas e no calçadão tinha sido removido pelos bravos jovens da empresa responsável pela recolha do lixo naquela zona em articulação com os técnicos da Administração local. Até as árvores e o jardim tinha sido engolido pelo capim. Agora que todo o capim foi removido e está tudo uma beleza, ainda não vi fotos circulando nas redes sociais a pontuar a acção.

Não se trata, porém, de agradecer pois os funcionários da empresa são pagos para isso. Os da Administração, também. Cumpriram apenas com as suas obrigações. Mas, se do mesmo jeito que vimos circular imagens de enormes amontoados de lixo, alertando para o perigo à saúde pública, pudéssemos também fazer circular esses pequenos gestos, talvez, quem decide a nível local pudesse ter a noção do quão a população fica contente quando as coisas são bem-feitas e, quiçá até servir de motivação para se ir fazendo cada vez mais e melhor.

Por: André Luís, Talatona-Luanda