Progresso e 1º de Agosto travam velho dérbi no Estádio dos Coqueiros

Progresso e 1º de Agosto travam velho dérbi no Estádio dos Coqueiros

O Progresso Associação Sambizanga e o 1º de Agosto, tetra-campeão, reeditam amanhã o velho dérbi do futebol, sem os craques de outro tempo, no Estádio Municipal dos Coqueiros, em Luanda, a contar para a 22ª jornada do Girabola 2020/2021, Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão.

A equipa sambila, ocupa a décima primeira posição com 23 pontos, conta no seu plantel com jogadores como Medá, Chiló e Filhão, é obrigada a entrar em campo concentrada, de modo a redimir-se da derrota frente ao Recreativo da Caála, da província do Huambo. Aliás, a histórica formação do Sambizanga, fundada no dia 17 de Novembro de 1975, sabe que é importante vencer para conseguir subir alguns degraus na tabela classificativa rumo à permanência na maior montra do futebol angolano.

Para isso, os pupilos de Paulo Dias, de 49 anos, terão de anular as principais unidades do opositor, porque nesta fase do campeonato a margem de erro é pouquíssima. Com o objectivo de reforçar a liderança, a turma das Forças Armadas Angolanas reconhece que o adversário está ferido, porque perdeu na ronda anterior. É dado que os militares devem ter em conta, mas os jogadores às ordens do treinador português Paulo Duarte vão procurar mostrar aos adeptos que o empate diante do Sagrada Esperança foi um mero tropeço.

Deste modo, Mário Balbúrdio, Melo Dala, Zine e companheiros estão compenetrados em repetir o feito da primeira volta em que venceram, por duas bolas a uma, os sambilas, de modo a manterem o sonho na conquista do penta. No Domingo, o Petro de Luanda, terceiro com 45 pontos, os mesmos que o segundo Sagrada Esperança, visita o Recreativo da Caála, sexto com 31, às 15:30.

Em Benguela, o Wiliete e a Académica do Lobito medem forças, no Estádio Nacional de Ombaka, numa das partidas de maior cartaz da 22ª jornada do Campeonato Nacional. Na cidade do Bago Vermelho, o Santa Rita de Cássia do Uíge tem a visita do Ferrovia do Huambo, no Estádio 4 de Janeiro, a partir das 15 horas.