Editorial: Vacinação e infecção

Editorial: Vacinação e infecção

O anúncio da chegada ao país de um lote de vacinas da Pfizer aumenta ainda mais as expectativas de todos quanto aguardam por imunização para que nos próximos meses se alcance alguma imunidade e os angolanos possam regressar, aos poucos, a uma vida normal.

A aquisição destas doses, assim como a doação que tem chegado às autoridades angolanas, infelizmente, poderiam representar uma maior esperança, não fosse os casos de infecção que crescem de forma assustadora, muito por conta do comportamento de muitos cidadãos que se vão mostrando avessos aos apelos feitos pelas autoridades.

O passado mês de Maio, que terminou há dois dias, demonstrou ser um dos mais críticos, tendo o país permanecido com os três dígitos, assim como o reaparecimento do vírus em localidades em que a pandemia parecia se ter abrandado.

É uma alegria termos superado a fasquia de um milhão de cidadãos vacinados. Todavia, este esforço só valerá de todo se se reduzirem também os casos de infecção, uma tarefa em que os esforços do Executivo vai enfrentando alguns percalços por motivos alheios.