Petro e Académica lutam por uma vaga nos “quartos” da Taça de Angola

Petro e Académica lutam por uma vaga nos “quartos” da Taça de Angola

Os tricolores recebem, esta tarde, os lobitangas, no “tapete verde” do Estádio 11 de Novembro, em Luanda, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Angola, a partir das 16:30

O Petro de Luanda, clube fundado em 1980, mede forças, hoje, com a Académica do Lobito, no Estádio 11 de Novembro, na capital do país, em desafio a contar para os oitavosde-final da 38.ª edição da Taça de Angola, segunda prova mais importante do calendário da Federação Angolana de Futebol (FAF).

Para chegar a esta fase, os comandados de Mateus Agostinho “Bodunha” deixaram pelo caminho o Grupo Desportivo Mundo Verde do Sumbe, fruto de uma vitória, por três bolas a uma. Neste encontro, os tricolores sabem que terão de se aplicar a fundo, uma vez que os “lobitangas” estão com o orgulho ferido, por terem sido goleados no passado Domingo, pelo Wiliete de Benguela, por sete bolas a três.

O desaire diante do conjunto benguelense deixou um sentimento de profunda frustração no balneário, situação que levou o treinador Águas da Silva a pedir desculpas aos adeptos. Por essa ordem, os estudantes irão provar do primeiro ao último minuto que aquele resultado foi apenas um acidente de percurso.

Os petrolíferos são os mais titulados na prova, pois reúnem nada mais nada menos do que 11 troféus, conquistados em 1987, 1992, 1993, 1994, 1997, 1998, 2000, 2002, 2012, 2013 e 2017. Na sequência, o Recreativo da Caála do Huambo bate-se com o Wiliete de Benguela, a partir das 15:00, ao passo que o Kabuscorp do Palanca defronta o Sporting de Benguela.

De realçar que o 1.º de Agosto, clube central das Forças Armadas Angolanas, é o detentor do troféu, conquistado em 2019, após vencer o Desportivo da Huíla, por duas bolas a uma, com golos de Zito Luvumbo, aos 59 miniutos, e Ary Papel, aos 69. A prova não se disputou em 2020 em virtude da pandemia do novo Coronavírus que continua a assolar o mundo.

Recorde-se que o Recreativo do Libolo do Cuanza-Sul e Brilhantes de Simulambuco de Cabinda já garantiram o apuramento para os quartos-de-final da prova, devido ao facto de o Desportivo da Huíla e Cuando Cubango FC terem desistido da prova.