CIVICOP recolhe hoje amostras de DNA aos familiares dos membros da UNITA falecidos em 1992

CIVICOP recolhe hoje amostras de DNA aos familiares dos membros da UNITA falecidos em 1992

No âmbito das acções da Comissão para a Implementação do Plano de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), criada há dois anos, por Decreto Presidencial, hoje, sob orientação do seu coordenador, Francisco Queiroz, a comissão realiza, no Laboratório Nacional de Criminalística, o acto de recolha de amostras para os exames de DNA dos familiares dos membros da UNITA, falecidos durante os confrontos de 1992 em Luanda.

De acordo com uma nota de imprensa a que OPAÍS teve acesso, para além de familiares, o acto vai contar com a presença técnicos especializados na matéria que, 24 horas depois, poderão disponibilizar os resultados das referidas amostras.

Ao longo da semana, esta é a segunda actividade de interesse público que a CIVICOP realiza com os familiares das vítimas de conflitos políticos que dilacerou o país de 1975 a 2002.

Na Segunda-feira, a Base Central da Comissão de Averiguação e Certificação de Óbitos das Vítimas dos Conflitos Políticos, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, registou a presença em massa de dezenas de cidadãos que foram requerer a certidão de óbito dos seus familiares vítimas dos conflitos políticos.

A expectativa era grande e todos acordaram cedo para se deslocarem ao local que, durante esta a semana, vai continuar aberto para todos os interessados.