Oposição em Israel anuncia governo de coligação sem Benjamin Netanyahu

Oposição em Israel anuncia governo de coligação sem Benjamin Netanyahu

O líder da oposição israelita Yair Lapid, encarregue de formar Governo, anunciou que conseguiu fechar um acordo com as forças da oposição para formação de um executivo que destituirá do poder o actual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu

A nova coligação governamental, composta por partidos de quase todo o espectro ideológico – incluindo um partido árabe pela primeira vez – será liderada durante os primeiros dois anos pelo ultranacionalista religioso Naftali Benet, que será substituído pelo centrista Yair Lapid nos dois seguintes, noticia a agência EFE. Os adversários do primeiro-ministro israelita cessante, Benjamin Netanyahu, tinham apenas algumas horas para anunciar, ontem, um acordo visando conduzir o país a uma “nova era” e acabar com mais de dois anos de crise política.

A ser julgado por corrupção em três casos diferentes, Netanyahu é o primeiro chefe do governo israelita acusado durante o mandato. Segundo o seu gabinete, Yair Lapid telefonou nessa noite, a poucas horas do fim do prazo, ao Presidente Reuven Rivlin para comunicar que reuniu o apoio necessário para formar Governo em Israel. A sua equipa divulgou uma fotografia do acordo de coligação assinado pelos líderes de oito partidos israelitas – dois de esquerda, dois de centro, três de direita e um árabe – que marca uma alteração na história política de Israel.

A última vez que um partido árabe israelita apoiou – mas não participou – num executivo foi em 1992, durante a época do “governo de paz” de Yitzhak Rabin. Desta vez, o partido islâmico árabe Raam, liderado por Mansour Abbas, assinou oficialmente um acordo de coligação, sem indicar, nesta fase, se integraria o Governo. “Este Governo estará ao serviço de todos os cidadãos de Israel,  respeitará aqueles que se opõem a ele e fará tudo ao seu alcance para unir as diferentes componentes da sociedade israelita”, garantiu o Yair Lapid ao Presidente Rivlin, citado num comunicado do seu gabinete. O novo executivo, que não integra o Likud de Benjamin Netanyahu, no poder há 12 anos sem interrupção, será ainda objecto de um voto de confiança do Parlamento, em princípio, durante a próxima semana.