Comentadores divergem sobre afastamento dos atletas do Petro da Selecção de basquetebol

Comentadores divergem sobre afastamento dos atletas do Petro da Selecção de basquetebol

Após as dispensas de Carlos Morais, Valdelício Joaquim, José António, Gerson Domingos, Gerson Gonçalves e Jone Pedro dos trabalhos de preparação da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, visando o torneio pré-olímpico, a disputar-se na cidade de Caunas, na Lituânia, o jornal OPAÍS ouviu alguns comentadores no sentido de perceber se a ausência daqueles jogadores irá afectar o rendimento do cinco nacional no certame.

Para o comentador Santos Raul, a ausência daqueles atletas fará com que o combinado nacional tenha uma participação aquém das expectativas no certame. Sublinhou que a Selecção Nacional apresentará muitas fragilidades, quer no ataque, quer na defesa, porque não conseguirá lidar com ausência dos referidos atletas.

Salientou que o seleccionador Josep Clarós terá imensas dificuldades para consolidar as suas ideias de jogo, pois os jogadores não irão acatar as suas orientações, dado que estarão afectados psicologicamente.

O comentador entende que a Federação tomou uma decisão irreflectida, sendo que teria de conversar, primeiro, com os jogadores, no sentido de perceber o que motivou a ausência daqueles atletas no passado Sábado, isto é, no Dream Space, local onde a selecção está concentrada. “A Federação tomou uma decisão extrema. Era necessário perceber o que esteve na base da ausência dos jogadores no passado Sábado. A ausência destes irá baixar o nosso nível competitivo na prova, infelizmente”, revelou Santos Raul.

Na óptica de Zé Mário, o facto de a Federação Angolana da modalidade ter dispensado os atletas do Petro de Luanda, tal não irá afectar o rendimento da Selecção Nacional no pré-olímpico.

Zé Mário acredita que o seleccioandor Josep Clarós tem à disposição jogadores com qualidade para fazer face à ausência dos atletas dispensados pela FAB.

Por outro lado, o comentador fez saber que mesmo se aqueles atletas não fossem dispensados, o cinco nacional teria, ainda assim, poucas hipóteses de garantir o apuramento para o evento nipónico, dado que os adversários que irá defrontar têm mais argumentos técnicos e tácticos.

“Acredito que a ausência daqueles atletas não irá beliscar a nossa participação no pré-olímpico.

O seleccionador saberá como colmatar as ausências. Vale sublinhar que não teremos chances de apuramento. Os nossos adversários têm muita qualidade”, disse Zé Mário. Recorde-se que o torneio de qualificação aos Jogos Olímpicos do Japão disputa-se de 29 de Junho a 4 de Julho próximo, na Lituânia. A Selecção nacional terá pela frente as formações da Polónia e Eslovénia.