Angola estuda possibilidade de recorrer a um segundo programa do FMI

Angola estuda possibilidade de recorrer a um segundo programa do FMI

Angola está, neste momento, a discutir e a avaliar as várias opções de que dispõe a ver se avança para um segundo pedido de apoio técnico do Fundo Monetário Internacional, sendo que o programa actualmente em curso, que envolve a componente técnica e financeira, está prestes a terminar.

A revelação foi avançada pela ministra das Finanças, Vera Daves, durante uma entrevista concedida, esta Terça-feira, 08, à agência Bloomberg, tendo a governante acrescentado que Angola está, neste momento, a considerar, internamente e com a equipa do FMI, os prós e contras de cada opção, sem revelar de que se tratam estas escolhas.

“Antes da última avaliação, tomaremos a decisão final”, salientou a ministra Vera Daves, referindo-se à quinta revisão ao programa da organização Bretton Woods actualmente em curso no país, cujos resultados finais deverão ser divulgados hoje (Quarta-feira, 09).

Em Janeiro deste ano, o FMI anunciou o desbloqueio de 487,5 milhões de dólares para Angola, numa altura em que o país enfrenta a pandemia e regista fracas receitas na indústria petrolífera.

O FMI concluiu a quarta revisão do programa económico de Angola, apoiado por um acordo alargado ao abrigo do Mecanismo de Financiamento Alargado, o que permitiu um desembolso imediato de 487,5 milhões de dólares, elevando o total dos desembolsos ao abrigo do acordo para cerca de três mil milhões de dólares.

O acordo alargado a três anos para Angola foi aprovado a 07 de Dezembro de 2018, no montante de cerca de 3,7 mil milhões de dólares, para restaurar a sustentabilidade externa e fiscal, melhorar a governação e diversificar a economia para promover um crescimento económico sustentável, liderado pelo sector privado.

Aquando da terceira revisão, o FMI também aprovou o pedido das autoridades de um aumento de 765 milhões de dólares para apoiar os esforços das autoridades para mitigar o impacto da Covid-19 e sustentar a implementação da reforma estrutural.