A hora e a vez do clássico do futebol angolano

A hora e a vez do clássico do futebol angolano

O Petro de Luanda e o 1º de Agosto medem forças amanhã, no Estádio 11 de Novembro, em partida referente à 24ª jornada do Girabola 2020/2021, às 17:30. As duas equipas, rivais de longa data, têm os mesmos pontos, 51, mas a liderança pertence ao clube das Forças Armadas Angolanas. Logo, quem perder arrisca-se a dizer adeus ao título, uma vez que o Sagrada é o terceiro com 49 pontos, menos um jogo

Em nome do Girabola 2020/2021, o Petro e o 1º de Agosto “brindam” amanhã os adeptos e os amantes do futebol com mais um clássico referente à 24ª jornada do Campeonato Nacional, às 17:30. No Estádio 11 de Novembro, em Luanda, à porta fechada por força da Covid-19, as duas equipas entram pressionadas, uma vez que têm o Sagrada Esperança da Lunda- Norte, terceiro com 49 pontos, à espreita da liderança.

O clube tricolor e o emblema militar têm os mesmos pontos na tabela classificativa (51), mas a liderança é da formação fundada há 44 anos.

Por esta razão, quem perder amanhã arrisca-se a não conquistar o título, porque tudo indica que a decisão vai ocorrer nesta jornada, cuja expectativa ultrapassa os números anteriores.

Na primeira volta, o Petro perdeu por uma bola sem resposta, resultado que coloca o 1º de Agosto numa posição privilegiada, porém, ao longo da semana trabalha para não ser surpreendido. O sentimento de desforra nas hostes do clube tricolor é um facto, e a equipa técnica liderada por Mateus Agostinho “Bodunha” só pensa na desforra da ronda passada.

Ainda assim, é ponto assente que o emblema petrolífero foi pouco ousado na primeira volta, porque o rival de longa data foi mais ousado, preferindo anular as peças mais importantes do Petro de Luanda.

Isto mostrou que o 1º de Agosto estava melhor preparado que o adversário, mas na gíria desportiva diz-se que cada jogo tem a sua história, uma vez que o clássico até antes dos 90 minutos encerra sempre um resultado imprevisível.

No clube do Catetão, Job, Thiago Azulão, Picas, Tó Carneiro, Diógenes e outros são uma certeza, mas devem ter mais argumentos, pois o adversário está em vantagem teórica.

O capitão Job deve ter uma postura desportiva mais responsável e colectiva, porque na primeira volta não foi parte do desafio, porque na ronda anterior viu o cartão vermelho.

Isto prejudicou a sua equipa que escorregou na tabela classificativa e até agora continua a pesar nas contas do clube na tabela classificativa, coisa não muito bem aceite pelos adeptos.

No 1º de Agosto, Mabululu é uma certeza, sendo que tem faro de golo e tudo fará em campo para colocar a sua equipa em vantagem e dar alegria aos adeptos no “sofá”.

Moya, Melono, Zini, Mário, Paizo e Herenilson são os preferidos de Paulo Duarte para o clássico, uma vez que estão atentos ao adversário, porque sabem das dificuldades por que vão passar durante os 90 minutos.

O embate entre o Petro de Luanda já envolveu grandes artistas do futebol, por isso vale recordar Jesus, Abel Campos, Savedra, Felito, Chico Dinis, Gilberto, Mbyavanga Capela, Zico, Zacarias, Lúcio, Momna e outros.

No 1º de Agosto, Ndunguidi, Zacarias, Ndisso, Lucau, Julião, Filipe Nzanza, Mendonça, Stopirrá, Kota Lourenço, Chimalanga, Pedro, Loló e outros desfilaram na Cidadela Desportiva, dando alegria aos adeptos e aos amantes do futebol.

Os nomes ora citados merecem mais honra e tratamento, porque mexeram com a Cidadela e outros pontos do país onde se encarava o futebol como o desporto-rei, aliás o país estava em guerra mas a qualidade estava sempre presente.

Os arquivos e outros documentos informativos falam por si, sendo que não foi fácil manter os estádios cheios num contexto em que o futebol, era o bálsamo do povo dentro e fora de Luanda, sobretudo o clássico que amanhã vai animar o tapete verde do Estádio 11 de Novembro, às 17:30.