“Nós os enfermeiros juramos salvar vidas”

“Nós os enfermeiros juramos salvar vidas”

Por seu lado, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Angola, Cruz Matete, desdramatizou as inquietações levantadas pela UNITA, sobre o facto de muitos angolanos, sobretudo figuras ligadas aos partidos políticos na Oposição recusarem tratamento em hospitais públicos, por causa da alegada existência de Comités de Especialidade de Médicos e Enfermeiros do partido no poder.

De acordo com o responsável sindical, nos hospitais públicos são atendidos todo o tipo de pacientes, independentemente da sua cor partidária, ideologia, cultura ou nacionalidade. Cruz Matete afirmou que os Comités de Espacialidade de Médicos e Enfermeiros do MPLA, apontados pela UNITA, existem a nível do Comité Provincial e nada têm a ver com as instituições hospitalares.

“Nós os profissionais de enfermagem juramos para salvar vida a quem quer que seja. Entre os militantes do MPLA existe aqueles que são médicos e enfermeiros, e, na sua política o MPLA criou um Comité de Especialidade dentro do Comité Provincial, não dentro das instituições hospitalares”, disse.

O clínico sublinhou ainda que não há discrepância entre os profissionais de enfermagem, já que entre eles há aqueles que são do MPLA, da CASA-CE, da UNITA e de outros partidos. Porém, a nível profissional trabalham todos em harmonia, sem distinção.