Exposição itinerante de Rui Tavares a caminho da UEA

Exposição itinerante de Rui Tavares a caminho da UEA

A mostra, dando relevo a um património de importância fundamental para a caracterização, história e memórias da cidade de Luanda, intitula-se “Lugares Incorporados”, foi exibida em Maio último, no Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda

Um conjunto de fotografias, evocando a multiplicidade de laços sociais e afectivos que se estabelecem entre as pessoas e os lugares que habitam, compõem a exposição itinerante “Lugares Incorporados”, do fotógrafo Rui Tavares, da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, a ser exibida proximamente na União dos Escritores Angolanos (UEA).

A mostra é uma parceria com a Associação Kalu e a consultoria da arquitecta Isabel Martins, e faz parte de um projecto que inclui igualmente a edição de um livro do autor a ser apresentado.

Esta colecção de Rui Tavares destaca também a performance de 16 bailarinos de quatro gerações da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, fotografados em conjunto com 16 edifícios e lugares da cidade de Luanda, evocando a multiplicidade de laços sociais e afectivos que se estabelecem entre as pessoas e os lugares que habitam.

Os retratos dão relevância a um património de importância fundamental para a caracterização, história e memórias da cidade capital de Angola, numa abordagem às afinidades entre a dança e a arquitectura, enquanto linguagens que espelham, na sua tridimensionalidade, as relações entre o corpo, o movimento e o espaço.

Investindo num olhar que privilegia o estético e o artístico, a exposição procura alertar e sensibilizar a sociedade para o risco que corre parte fundamental deste património edificado, na esperança de que o mesmo possa ser resgatado, recuperado e devolvido à sociedade luandense.

O artista

Rui Tavares, um dos membros fundadores da Companhia de Dança Contemporânea de Angola e responsável pelo Gabinete de Imagem e Divulgação, desta formação artística, nasceu em Hamburgo, tendo-se iniciado na fotografia em Portugal em 1987.

Com formação académica em Arquitectura e Urbanismo, pela Universidade Agostinho Neto, Universidade Gallecia e Universidade Lusófona, desenvolveu todo o seu percurso ligado à fotografia de dança, junto da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

Em 1995 introduziu a disciplina curricular de Fotografia na Escola Nacional de Artes Plásticas do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC), onde exerceu a actividade como docente.

Paralelamente desenvolveu projectos de fotografia experimental, tendo efectuado exposições individuais e colectivas em cerca de uma dezena de países, estando presente no livro “Anthology of the African Photography” e mantendo colaborações com as áreas da moda, da publicidade e do desenho gráfico.