Angola e Camarões disputam final do Africano de andebol em Yaoundé

Angola e Camarões disputam final do Africano de andebol em Yaoundé

O sete nacional tenta, amanhã, revalidar o troféu no reduto das camaronesas. Nas meias-finais, Angola deixou para trás a Tunísia (27-23), ao passo que os Camarões vergaram o Congo-Brazzaville por um golo de diferença (22-21)

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol disputa amanhã a final do Campeonato Africano com os Camarões, às 18:00. Na cidade de Yaoundé, palco da competição, o sete nacional enfrenta “as donas de casa”, uma adversária que se mostrou dura de roer.

Aliás, nunca subiu ao pódio, logo pretende colocar um ponto e vírgula na marcha vitoriosa das campeãs africanas.

Por isso, com ou sem público nas bancadas do Palácio dos Desportos, as camaronesas estão dentro e fora de campo em vantagem teórica. Mas, apesar disso, “as donas de casa” reconhecem a capacidade das angolanas, pois chegam pela 15ª vez a uma final.

Angola está acostumada a jogar sob pressão, porém não é a primeira vez que é o alvo a abater nas competições, todavia mantém-se focada.

No embate das meias-finais, diante da Tunísia, o sete nacional carimbou o passe por via do prolongamento, uma vez que, na etapa complementar, empatou (21-21). No prolongamento, as angolanas entraram melhor, entretanto as tunisinas perderam a sua capacidade ofensiva permitindo que as campeãs africanas chegassem aos 27-23. Por sua vez, os Camarões deixaram pelo caminho o Congo-Brazzaville, numa partida decidida até ao último minuto (22-21). As congolesas mostraram que nos próximos anos terão uma palavra a dizer nas competições africanas, porque, depois do apito final, as “donas de casa” reconheceram.