Presidente da República recomenda promoção da aprendizagem do xadrez

Presidente da República recomenda promoção da aprendizagem do xadrez

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou hoje, em Luanda, “ser nossa obrigação, enquanto praticantes de xadrez, promovermos a aprendizagem da modalidade, pela importância que ela encerra”.

Falando na abertura da simultânea, realizada no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, João Lourenço disse não ser por acaso que se considera o xadrez “jogo ciência”, porque ajuda a desenvolver a concentração, e, sobretudo, o raciocínio lógico, fundamental para a vida das pessoas.

“Sinto-me profundamente sensibilizado, pelo facto de ter sido convidado para fazer o lance de abertura deste torneio, por sinal com um jovem, bastante jovem, mas que já é campeão africano”, afirmou o Presidente da República.

João Lourenço congratulou-se por a maioria dos praticantes presentes serem crianças de tenra idade, acrescentando ser nesta faixa etária que se deve aprender a jogar xadrez, instrumento que lhes vai servir para o resto da vida, incluindo na profissional.

“Como se costuma dizer, é de pequeno que se torce o pepino”, referiu o convidado de honra da actividade, enquadrada nas comemorações do Dia Internacional da Criança Africana, assinalado a 16 deste mês, e de relançamento da massificação da modalidade no país.

Após o lance de abertura, jogado diante do atleta da escola Dritov, Leonel Soares, João Lourenço, antigo praticante de xadrez, ciclismo e judo, entregou ao presidente da federação da modalidade, Tito Martins, um tabuleiro de xadrez, como oferta ao vencedor do torneio, denominado “Um lance com o Presidente”.

O torneio contou com a participação de atletas das escolas Dritov, Tubarõeszinhos e Macovi Sport Club, além de representantes de instituições do ensino público e privado, que desenvolvem e praticam a modalidade.

O Presidente da República esteve acompanhado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, dos ministros de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, e para a Área Social, Carolina Cerqueira, e da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto.

Angop