“Implementação do xadrez nas escolas vai acelerar o desenvolvimento da modalidade”

“Implementação do xadrez nas escolas vai acelerar o desenvolvimento da modalidade”

Marceliano Correia Víctor, presidente da Macovi Sport Club, afirmou, ontem, ao jornal OPAÍS, que a implementação do “desporto ciência” nas escolas como disciplina curricular vai acelerar o desenvolvimento do xadrez no país

O presidente da escola Macovi Sport Club, Marceliano Correia Víctor, mostrou-se, ontem, satisfeito com a pretensão da ministra da Educação, Luísa Grilo, implementar o xadrez no programa curricular do sistema de ensino angolano já no próximo ano lectivo.

Em declarações ao Jornal OPAÍS, Marceliano Correia Víctor sublinhou que a vontade da titular da educação é bem-vinda, uma vez que fará com que haja desenvolvimento na modalidade.

O dirigente não tem dúvidas de que, se apostarmos na massificação do xadrez nas escolas, teremos, nos próximos anos, uma Selecção Nacional de altíssima qualidade em todas as categorias.

Neste sentido, o responsável espera que a intenção de Luísa Grilo não fique apenas no papel, sublinhando que o “desporto ciência” precisa de ganhar um rumo diferente.

Segundo aquele líder desportivo, a modalidade tem vindo a passar por momentos conturbados, porque as autoridades competentes não têm feito o seu devido papel, que é o de apoiar o xadrez.

Marceliano Correia Víctor revelou, ainda, que, se o Ministério da Educação (MED) vier a entrar em contacto com a sua instituição, estará disposto a apoiar aquele órgão governamental na implementação da modalidade nas escolas.

Para que o xadrez no sistema de ensino venha a produzir resultados positivos, o responsável afirma que o ministério terá de apostar na formação de professores. O dirigente revela que, se os professores não forem devidamente formados, Angola irá colher xadrezistas de pouca qualidade, pelo que o país é quem sairá a perder.

“A vontade da ministra da Educação é bem-vinda. Espero que isto não fique pelo papel. A implementação do xadrez nas escolas vai acelerar o desenvolvimento da modalidade”, revelou o líder da Macovi Sport Club. Recorde- se que a Macovi é a escola que mais atletas tem cedido à Selecção Nacional para as competições de cariz internacional.