Mais de mil denúncias registadas em uma semana pelo serviço de SOS criança

Mais de mil denúncias registadas em uma semana pelo serviço de SOS criança

A linha telefónica 15015, do serviço de denúncia SOS criança, afecta ao Instituto Nacional da Criança (INAC), registou, na semana passada, mil 120 denúncias de diferentes tipologias de ocorrências no país, com destaque para a fuga à paternidade, com 400 casos, segundo a directora de comunicação da instituição, rosalina Domingos

Os dados foram registados de 12 a 18 de Junho, pelo Instituto Nacional da Criança (INC) em função do serviço de denúncias SOS Criança que atende pela linha telefónica 15015. Naquele período, recebeu um total de mil 120 denúncias de violência contra a criança, em todo o país.

Destacam-se as províncias de Luanda, Benguela, Cabinda, Huíla e Huambo. Das mil e 120 denúncias recebidas, lidera a de fuga à paternidade, com 400 casos, violência física e psicológica com 380, crianças perdidas ou desaparecidas 150, trabalho infantil 120 e violência sexual, com 13 casos.

De acordo com Rosalina Domingos, no que toca à violência sexual, registaram uma redução em relação à semana anterior em que foram reportados 19 casos. Entre as denúncias neste âmbito, destaca- se um caso de abuso sexual contra uma menor de 13 anos de idade, cujo agressor é um adulto de 43 anos, no distrito da Samba.

Registou-se, ainda, um caso de um bebé de quatro meses de idade, abandonado na via pública, nas mediações da ilha de Luanda. O lactante encontra-se provisoriamente acolhido num lar na capital do país.

Na província do Bié, município do Cuíto, o caso de destaque foi de duas crianças de 12 e 14 anos que têm sido vítimas de abuso sexual pelo padrasto, desde o falecimento da mãe, e, em Cabinda, um menor de 10 anos foi acusado de práticas de feitiçaria.

Rosalina Domingos salientou que todos os casos de denúncias recebidos pelo SOS Criança são encaminhados para as instituições competentes nas referidas localidades. “Apelamos à defesa constante dos direitos da criança, tendo em conta que, em caso de violação, não hesite em denunciar através da linha 15015, a denúncia é gratuita, anónima e confidencial”, finalizou.