Ministra de Estado destaca Bienal de Luanda como reconfirmação de Angola no contexto das nações

Ministra de Estado destaca Bienal de Luanda como reconfirmação de Angola no contexto das nações

O evento, a ser organizado pelo Governo de Angola, a União Africana e a UNESCO, tem como objectivo fortalecer o movimento Pan-Africano para uma cultura de Paz e de não violência

A Comissão Multissectorial da Bienal de Luanda reuniu-se, ontem, em Luanda, para traçar o ponto de situação sobre os preparativos do referido evento. Na ocasião, a ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, considerou a Bienal como uma reconfirmação do protagonismo e da importância que Angola tem no contexto das nações, bem como na resolução de conflitos, baseando- se na tolerância, na fraternidade e na convivência entre os povos.

Mais do que resolver os conflitos, a África tem que encontrar estratégias de prevenir os conflitos, tal como referiu o ministro da Cultura e Ambiente, Jomo Fortunato, apontando a Bienal da Paz como uma boa via.

Por seu turno, o embaixador da União Africana, Sita José, engrandeceu o ambiente de paz que se vive no país, alegando que Angola se predispôs a acolher o evento pela sua experiência de paz alcançada em 2002.

O programa dos cinco dias da Bienal será marcado por um conjunto de iniciativas, tais como o diálogo inter-geracional entre líderes e jovens, entre outras.

O evento, que vai decorrer em formato virtual e presencial, devido à pandemia da Covid-19, será testemunhado por vários estadistas africanos.

A edição deste ano vai decorrer na primeira semana do mês de Outubro, sob o lema “ Artes, Cultura e Património, alavancas para construir a África que queremos”.

Trata-se de uma parceria conjunta entre o Governo de Angola, a União Africana e a UNESCO e que tem como objectivo fortalecer o movimento Pan-Africano para uma cultura de Paz e de não violência.