Calorosos parabéns ao 100.º aniversário da fundação do PCCh!

Calorosos parabéns ao 100.º aniversário da fundação do PCCh!

Em milhares de anos de desenvolvimento histórico, a nação chinesa criou uma longa e esplêndida civilização, fez contribuições notáveis para a humanidade e tornou-se uma grande nação no mundo. Porém, desde os tempos contemporâneos, a China tornou-se gradualmente uma sociedade semicolonial e semifeudal, e a nação chinesa sofreu miséria sem precedente. O povo chinês nunca sucumbiu; levantou-se para travar uma luta magnífica. Em 1921, no processo de integração do marxismoleninismo, com o movimento operário chinês, nasceu o Partido Comunista da China

No curso de 100 anos de história magnífica, o PCCh contou com o suporte do povo chinês, superando um obstáculo após outro e conquistando uma vitória após outra.

Neste centenário, o milagre chinês surpreendeu o mundo. A China alcançou uma transformação histórica, passando da extrema pobreza para subir à segunda maior economia do mundo, e a vida do povo chinês passou da miséria para subir à sociedade próspera. A economia da China desenvolve- se constantemente com reforma, abertura e inovação, tendo conquistado a admiração do mundo. Neste centenário, o caminho da China enriqueceu o mundo. Diante da evolução da conjuntura internacional, a China embarcou com sucesso num caminho de socialismo com características chinesas, que não apenas oferece importantes garantias institucionais para o grande rejuvenescimento da nação chinesa, mas também amplia o caminho para a modernização dos países em desenvolvimento.

Neste centenário, a voz da China inspirou o mundo. A China segue, firmemente, uma política externa independente de paz, defende a justiça, opõe-se à hegemonia e respeita a escolha independente do caminho de desenvolvimento de todos os países. A iniciativa “Cinturão e Rota” e o conceito de construir uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade demonstram a mente aberta e inclusiva da China.

Neste centenário, o espírito chinês influenciou o mundo. O mundo está a passar por grandes mudanças e profundas transformações. O desenvolvimento e ascensão da China estão entre os maiores e mais importantes factores. O desenvolvimento da China nunca depende do bolo caído do céu, muito menos da graça dos outros, mas das mãos trabalhadoras do povo chinês e do espírito chinês de coragem e luta incessante.

Neste centenário, o Partido Comunista da China conectou com o mundo. O PCCh adere estritamente aos quatro princípios de “independência, igualdade completa, respeito mútuo e não interferência nos assuntos internos uns dos outros” no tratamento da comunicação interpartidária. As relações interpartidárias sino-estrangeiras estão em bom desenvolvimento vigoroso e os seus contactos estão a tornar-se cada vez mais amplos.

O PCCh levou a China a avançar da pobreza e do atraso para a prosperidade, de modo que a nação chinesa, com mais de 5 mil anos de história civilizada, seja totalmente modernizada. O PCCh levou a proposição socialista com 500 anos a desenvolver com sucesso um conceito altamente realista vista no país mais populoso do mundo. O PCCh levou a construção da Nova China com mais de 70 anos a alcançar conquistas de renome mundial. Os mil e 400 milhões de chineses uniram-se estreitamente à luz do Comité Central do PCCh com o Camarada Xi Jinping no centro. O sonho chinês do grande rejuvenescimento da nação chinesa deve e será realizado.

O sonho chinês não se concretiza sozinho nem apenas para si próprio, mas sim realizará o rejuvenescimento da nação chinesa, enquanto assumirá as responsabilidades de um grande país no mundo. O desenvolvimento da China não é ameaça ao mundo, mas antes uma excelente oportunidade. A China sempre será um defensor da paz mundial e um motor de crescimento para a economia mundial. Não importa o quanto se desenvolva, a China nunca buscará hegemonia, expansão, criação de esferas de influência ou corrida armamentista. A China continuará a participar activamente da política internacional, assuntos de segurança e desenvolvimento. Todas as partes são bem-vindas para compartilhar as enormes oportunidades no mercado chinês.

Actualmente, o mundo está enfrentar a pandemia da Covid-19 e a humanidade encara muitos desafios comuns. China e Angola cuidaram- se mutuamente e trabalharam juntamente no combate à epidemia, oferecendo apoio e ajuda um a outro no primeiro momento. A China cumpriu sua promessa de fornecer assistência com vacinas a mais de 80 países em via de desenvolvimento, dentre eles 200 mil doses de vacina foram doados a Angola e exportar vacinas para 43 países. A China forneceu 2 mil milhões de USD em assistência aos países em desenvolvimento afectados pela pandemia e na restauração do desenvolvimento económico e social, forneceu assistência material anti-epidémica a mais de 150 países e 13 organizações internacionais, 280 mil milhões de máscaras ao mundo, 3.4 mil milhões de peças de roupas de protecção e mais de 4 mil milhões de kits de teste. A China estabeleceu 41 mecanismos de cooperação hospitalar com África, incluindo Angola. A China implementou, totalmente, a “Debt Service Suspension Initiative (DSSI) “ do G20 com um montante total de mais de 1,3 mil milhões de USD, sendo o país a fornecer o maior valor de alívio da dívida entre os membros do G20.

Este ano marca o 38.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Angola e o 11.º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica. Sob a orientação das relações tradicionais entre o PCCh e o MPLA, os laços bilaterais amistosos de cooperação têm-se consolidado e desenvolvido continuamente. Em Setembro passado, o presidente chinês, Xi Jinping, teve uma conversa telefónica com o seu homólogo angolano, João Lourenço, tendo os dois chefes de Estado chegado a um novo e importante consenso sobre o aprofundamento da cooperação bilateral nas áreas política, económica e comercial e anti-epidémica. Olhando para o futuro, a parceria estratégica China- Angola irá seguramente avançar à direcção que corresponde aos interesses dos dois povos.

Na retrospectiva ao último centenário, o PCCh adaptou-se à tendência de desenvolvimento da época e mudou, profundamente, o futuro e o destino da China e da nação chinesa. Na perspectiva ao futuro, o PCCh embarcará numa nova jornada secular para servir ao grande rejuvenescimento da nação chinesa e ao bem-estar do povo, como também aumentará a confiança recíproca e fortalecerá a comunicação com os partidos políticos dos países estrangeiros, contribuindo, assim, para a construção da comunidade com futuro compartilhado para a humanidade e um mundo ainda melhor.

Por: Gong Tao, Embaixador Chinês