Primeira feira regional da produção prevê juntar 100 produtores do Sul do país no Namibe

Primeira feira regional da produção prevê juntar 100 produtores do Sul do país no Namibe

Um total de 100 produtores poderá participar da primeira feira regional da produção nacional do Sul de Angola, que decorrerá de 30 de Junho a 4 do Julho do ano em curso na cidade de Moçâmedes, capital da província do Namibe

Sob a égide dos governos das províncias do Cuando Cubango, Cunene, Huíla e Namibe, o certame tem como principal objectivo a divulgação e promoção do sector produtivo da região Sul do país, bem como o estabelecimento de parcerias entre a classe empresarial das províncias que compõem a região.

Com isso, pretende-se optimizar o escoamento da produção no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações, iniciado pelo Ministério da Economia.

Além da exposição, a primeira feira regional da produção nacional no Sul de Angola prevê, igualmente, a comercialização de alguns bens que caracterizam cada província participante ao certame com destaque para a agricultura; produtos da indústria pesqueira e salineira; indústria de processamento de alimentos; indústria geo-mineira; gastronomia; floricultura; bebidas; equipamentos e turismo.

Em entrevista exclusiva ao jornal OPAÍS, a directora do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado do Governo Provincial do Namibe, Dulce Muquevela, disse que, do número previsto, já foram inscritos 50 expositores maioritariamente das províncias da Huíla e do Namibe.

Segundo disse, além dos 50 expositores já inscritos para o certame, a comissão organizadora recebeu igualmente 20 intenções de participação na primeira feira regional de produtos nacionais do Sul do país.

“Quando digo que recebemos 20 intenções de participação, estou a referir-me àqueles expositores que fizeram as inscrições sem antes terem pago os emolumentos da participação, porque ela não é grátis, e o valor a pagar depende da dimensão de cada empresa expositora ou participante”, explicou.

A primeira feira regional da produção nacional na região Sul do país terá a duração de três dias e decorrerá nos arredores da cidade de Moçâmedes. A par da exposição de produtos, a actividade prevê, igualmente, a realização de palestras.

Dulce Muquevela, membro da comissão organizadora e directora do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado, explicou que, durante as palestras, vão ser abordados vários temas ligado à actividade económica do país, tendo, por outro lado, garantido que já estão todas as condições criadas para que todas as actividades programadas para o certame sejam cumpridas.

“A expectativa é grande, vamos na Quinta-feira próxima iniciar com o credenciamento dos participantes. Vamos ter a AGT, que vai abordar sobre a auto-facturação bem como a tributação do sector agrícola, teremos igualmente alguns técnicos do INAPEM, que nos vão falar sobre a melhoria do ambiente de negócios e alguns académicos que vão falar da cadeia de valores do agronegócio”, revelou.

João Katombela, no Namibe