Seis províncias garantem presença no Nacional de Ciclismo de Estrada Unificado

Seis províncias garantem presença no Nacional de Ciclismo de Estrada Unificado

Seis províncias disputam, a partir de Sexta- feira, 25, no Bengo, a 30.ª edição do Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada Unificado, em ambos os sexos, a partir das 08:30, apurou o jornal OPAÍS junto do secretário-geral da Federação Angolana da modalidade, Aníbal Gomes.

Neste sentido, Cabinda, Lunda- Norte, Cuanza-Sul, Uíge, Bengo e Huíla são as províncias que irão competir no certame. Além daquelas províncias, Aníbal Gomes revelou que a prova contará, igualmente, com a participação de ciclistas individuais da província de Luanda. O secretário-geral do órgão reitor da modalidade fez questão de sublinhar que as condições técnicas e logísticas estão asseguradas, para que tudo possa decorrer dentro da normalidade.

Os serviços da Cruz Vermelha, Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), Polícia Nacional, bem como Protecção Civil e Bombeiros irão garantir a segurança da competição. Salientou que a federação irá salvaguardar o alojamento e alimentação dos atletas, uma vez que os participantes alegam dificuldades de ordem financeira. Por outro lado, o dirigente sublinhou que o tiro de largada da prova será dado pela governadora da província do Bengo, Mara Quiosa.

O certame engloba as provas de fundo, contra-relógio individual e por equipas. Por essa ordem, a prova será disputada nas categorias de juniores, juvenis, cadetes, elite, master 30, master 40, master 50, bem como em femininos. Neste sentido, a classe feminina de cadetes e juvenis vai disputar a prova de contra-relógio individual numa distância de 10 km, pelo que na categoria de fundo o percurso será de 40 quilómetros.