AGT arrecada kz 9 mil milhões na Sétima Região anualmente

AGT arrecada kz 9 mil milhões na Sétima Região anualmente

A Administração Geral Tributária (AGT) arrecada anualmente perto de 9 mil milhões de kwanzas, na Sétima Região Tributária, que compreende as províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico, deu a conhecer, recentemente, o PCA da AGT, Cláudio Paulino dos Santos, que se encontra em visita de trabalho nas províncias do Leste

Na cidade do Luena, província do Moxico, Cláudio Paulino dos Santos reuniu ontem, Quarta-feira, com o governador da província do Moxico, o Juiz Presidente do Tribunal Provincial, o Procurador Titular, o delegado do Ministério do Interior, das Finanças e do Serviço de Inteligência e Segurança do Estado (SINSE). Na mesma senda, o dirigente participou no programa “A voz do Contribuinte do Leste” onde abordou o tema “Diversificação da Comunicação e o Aumento das Contribuições ao Estado” e visitou ainda a Repartição Fiscal do Luena, onde manteve um encontro com os contribuintes.

O PCA da AGT, Cláudio Paulino dos Santos lidera a comitiva que realiza visita de gestão à Sétima Região Tributária, na província do Moxico, onde manteve vários encontros de trabalho com os representantes dos órgãos do Estado Na cidade do Dundo, na última Sexta-feira, Cláudio Paulino dos Santos adiantou que as receitas anuais naquela região rondam os 9 mil milhões de kwanzas. Por outro lado, está na forja o projecto de implementação de informatização nos postos fronteiriços de referência da região, com o fito de aumentar as receitas tributárias.

“O sistema de informatização vai abranger os postos do Chicolondo e Furi na Lunda-Norte, e Luau no Moxico, onde prevê a melhoria das condições tecnológicas e de infra-estruturas”, disse.

Cláudio Paulino dos Santos lembrou que as províncias do Leste partilham uma extensa fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), cujas actividades em termos de trocas comerciais são “bastante intensas”.

O dirigente encontra-se em visita à Sétima Região Tributária, onde constatou, Sábado último, o grau de funcionamento da Unidade Fiscal e Aduaneira da Polícia da Lunda-Norte e do Ponto de Controlo do Chissanda.

No Domingo,20, a comitiva que integra directores das distintas áreas da AGT, percorreu 180 quilómetros de estrada da cidade do Dundo, ao Posto de Controlo Aduaneiro do Tchicolondo, num percurso previsto para 1 hora, a viagem durou mais de 5 horas devido ao mau estado de conservação das vias. Em Tchicolondo, região fronteiriça com a República Democrática do Congo (RDC), Cláudio Paulino dos Santos foi recebido pelo comandante da Sub-Unidade de Guarda Fronteira, e pelo chefe do Ponto de Controlo Aduaneiro, onde obteve informações relacionadas ao índice de repatriamento de cidadãos congoleses que usam “caminhos fiotes” para entrar no país.

Na ocasião, o chefe do Ponto de Controlo Aduaneiro do Tchicolondo, Camilo Savith, apresentou o projecto de construção de um posto fronteiriço que permitirá congregar todos os serviços aduaneiros prestados pelas Instituições do Estado. A comitiva da AGT percorreu mais de 151 quilómetros de estrada até à localidade do Furi 3, um cenário semelhante ao percurso anterior, onde foi informado pelo responsável da Polícia Fiscal Aduaneira sobre as acções de controlo da fronteira e a exploração ilegal de diamantes.