Capacitação no sector agrícola vai potencializar parcerias público-privadas

Capacitação no sector agrícola vai potencializar parcerias público-privadas

A acção formativa, que está a ser ministrada pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), arrancou ontem, Quinta-feira,24, em Luanda, e pretende promover o forte potencial tanto no domínio das PPP quanto na aceleração do processo de diversificação económica, estabilização dos preços dos alimentos e geração de emprego

O Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, deu a conhecer que técnicos de diferentes ministérios e organismos não-governamentais participam de um programa de capacitação direcionado às Parcerias Público Privadas no domínio da agricultura, uma iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento que se enquadra no âmbito do Fortalecimento da capacitação técnica e institucional.

Segundo o dirigente, que abordava durante briefing bissemanal do MEP sobre o balanço das actividades realizadas de 17 a 24 corrente, no domínio do Planeamento, esta Quinta-feira, em Luanda, o programa de formação terá a duração de 10 dias e tem como objectivo abordar temas relacionados com acordos de programa de desenvolvimento sectorial, mecanismo de redução de risco e financiamento combinado, desenvolvimento e função das instituições de promoção de investimento agrário, entre outros.

“A capacitação no domínio da agricultura contará, igualmente, com a participação de países convidados como a Zâmbia, a Nigéria, o Gana e outros”, disse. Três projectos aprovados somam cerca de Oito Mil Milhões de Kwanzas. De ressaltar que, durante a semana de 14 a 18 de Junho presente, o Ministério da Economia e Planeamento desenvolveu várias actividades no domínio da Economia.

No domínio do Serviço de Apoio ao Crédito, seis novos pedidos de crédito foram submetidos à banca, três dos quais tiveram aprovação com base no instrumento do Aviso n.º 10/20 do BNA. Com estas aprovações,  perspectiva-se a criação de 52 postos novos de trabalho. As instituições financeiras envolvidas nas recentes aprovações foram o BIC, BFA e o Millenium Atlântico.

No âmbito do acompanhamento do Serviço da Melhoria do Ambiente de Negócios, 5 novos documentos foram entregues aos promotores para completarem os respectivos dossiers de crédito. Esses documentos compreendem cinco Certidões de Não Devedores do INSS, totalizando 246 documentos entregues desde o início do ano.