Duas mulheres no grupo que assassinou o 2.º Sub-Chefe da Polícia

Duas mulheres no grupo que assassinou o 2.º Sub-Chefe da Polícia

O Serviço de Investigação Criminal em Luanda apresentou, ontem, no Comando da Polícia Nacional de Cacuaco, um grupo de marginais acusado de estar envolvido num duplo homicídio de que são vítimas o 2.º Sub-Chefe da PN e um cidadão de nacionalidade maliana. O grupo é composto por sete elementos, dentre os quais duas mulheres, tendo sido detidos apenas dois

No início do mês de Junho, propriamente no dia 6, a morte visitou o bairro da Cerâmica, nos Mulenvos de Baixo, município de Cacuaco e, consigo, levou dois cidadãos – um civil e um quadro da Polícia Nacional. O primeiro é de nacionalidade maliana e o segundo angolana.

Um grupo de dois cidadãos, quando eram 2h00 da madrugada daquele dia, arrombaram o varão do gradeamento de acesso ao quintal da casa do 2.º Sub- Chefe da PN, Moisés Augusto Grosso, de 35 anos, tendo este, tão logo se apercebeu do barulho, aberto a janela, pelo que foi alvejado na região do tórax, tendo morte imediata.

Os meliantes, mesmo depois de terem vitimado mortalmente o agente da polícia, não recuaram e reagiram da mesma forma contra o cidadão de nacionalidade maliana, Mohamed Yaya Diallo, de 45 anos, comerciante e um dos inquilinos do agente, que, ao ouvir os disparos, tentou proteger a sua motorizada, abriu a porta e foi igualmente alvejado na região do abdómen e tórax.

Do grupo de marginais compostos por um total de sete elementos, dentre os quais duas mulheres, foram detidos dois cidadãos (uma mulher). As mulheres são parte deste grupo de marginais, segundo o porta- voz do SIC-Luanda, Fernando Carvalho. Estas são usadas, normalmente, para bater a porta da vizinhança com a pretensão de pedirem socorro, quando, na verdade, serve de táctica para os homens armados atacarem.

“Dos sete elementos que compõem o grupo de malfeitores, cinco encontram-se em fuga. Não se confirma que o móbil do crime seja o roubo, pois os marginais, mesmo depois de terem atingido os dois cidadãos, não levaram nada de casa. Não foram a tempo e puseram-se em fuga”, disse.

Os cidadãos apresentados ontem são considerados altamente perigosos pelo facto de as suas acções culminarem sempre com homicídio. Além dos dois membros pertencentes ao grupo que assassinou o 2.º Sub-Chefe da PN, foram detidos também cinco elementos de uma outra associação de malfeitores que assaltava à mão armada as residências em Cacuaco.

A morte de alguém que garantiu a segurança da escola em 22 anos

Sete filhos ficaram sem o pai e uma mulher ficou viúva, porque um grupo de quatro marginais, com idades compreendidas entre os 17 e 22 anos, decidiu roubar a arma de fogo (AKM) do vigilante da Escola n.º 4007, no bairro Kifangondo, Zeferino Rafael Candele, de 58 anos de idade, e, por conseguinte, disparar contra o mesmo.

O facto aconteceu na madrugada do dia 25 de Maio do corrente ano, por volta das 2 horas, quando os marginais se introduziram no interior da referida escola com o objectivo de roubarem a arma de fogo, na retirada efectuaram disparos que atingiram mortalmente o guarda.

Zeferino exerce há 22 anos o serviço de guarda naquela escola, num bairro cuja criminalidade tem sido motivo para dor de cabeça, uma vez que este é o segundo registo de assalto na mesma escola.

“Este é o segundo assalto. Na primeira vez não tivemos este tipo de perda–irreparável. Depois disto, pedimos que se aumentasse o número de seguranças, mas, até agora, estamos a aguardar”, disse, Makenda Costa, director da escola.

O director louvou o trabalho desenvolvido pela Polícia, com a apresentação dos marginais envolvidos na morte do seu mais antigo funcionário, mas chama atenção para o facto de muitos serem detidos e, depois de algum tempo, aparecerem na rua como se nada tivesse acontecido.

O dirigente escolar diz acreditar que estes cidadãos não voltarão às ruas, para, novamente, cometerem o crime de que vêm acusado, pelo que clama que seja feita a justiça, que sejam levados às barras do tribunal.

Com os elementos detidos foram apreendidas um total de seis armas de fogo, das quais quatro AKM – de cano serrado, uma mini uzi e uma pistola, bem como seis plasmas, uma botija de gás butano e uma motorizada.