PR promete construção de universidade pública no Cunene

PR promete construção de universidade pública no Cunene

O Cunene vai contar, nos próximos tempos, com uma universidade pública, garantiu o Presidente da República, João Lourenço, durante a sua visita naquela província.

Durante o encontro com os governadores provinciais do Namibe, Cuando Cubango, Cunene e Huíla, para avaliar os efeitos da seca na região Sul, João Lourenço defendeu ser necessário que se preste maior atenção a todos os níveis ao Cunene.

Neste sentido, frisou, a aposta na componente do ensino com a oforta de mais instituições de ensino deve ser uma das apostas do Executivo.

“A juventude do Cunene pede a construção de uma universidade pública. Este é um assunto a reter, porque pensamos que esta juventude merece uma atenção particular, a julgar pelo que, entre outras coisas, o grande contributo que ao longo destes 45 anos de independência deu na defesa da soberania nacional. Vamos olhar para esta questão com olhos de ver”, garantiu.

Para João Lourenço, há necessidade de o Governo central apostar na construção de mais Infra-estruturas sociais para as províncias do Sul, com destaque para o Cunene, onde vários cidadãos recorrem à vizinha república da Namíbia a busca dos serviços sociais.

“Os problemas são diversos. Entre os quais gostaria de destacar a necessidade da construção de Infra-estruturas sociais, nomeadamente; escolas e hospitais nos municípios fronteiriços com a Namíbia de modo a evitar que, quer os estudantes como os cidadãos, que necessitam de cuidados médicos, se desloquem ao país vizinho” defendeu.

Construção de barragens pode mitigar efeitos da seca que assolam o Cunene

Por outro lado, a construção de barragens e sistemas de abastecimento de água na província do Cunene pode servir para mitigar os efeitos da seca que já vitimou milhares de vidas entre humanas e animais na província do Cunene.

Para o efeito, está em curso a execução de um projecto estruturante de combate aos efeitos da seca, que consiste na construção de um sistema de captação e distribuição de água a partir da bacia hidrográfica do rio Cunene, no âmbito do programa estruturante de combate aos efeitos da seca na província.

O referido projecto está a ser construído na localidade de Cafu, município de Ombadja, província do Cunene que, nos últimos tempos, tem vindo a sofrer com os efeitos da seca, afectando a população e o gado.

Orçado em 126 milhões de dólares, o referido projecto contempla a construção de uma captação e um sistema de bombagem, assim como uma conduta com uma extensão de 10 quilómetro.

O projecto visitado pelo Presidente da República visa ainda a construção de canais abertos com uma extensão de 160 quilómetros, feitos no âmbito do Plano Nacional de Água para beneficiar mais de 200 mil pessoas.

Com um grau de execução física de 34 por cento, os trabalhos deveram ser concluídos num prazo de 18 meses para alterar o actual cenário desenhado pela seca.

João Katombela, enviado ao Cunene