Mais de 40 produtores adquirem conhecimento sobre parcerias Público-Privadas

Mais de 40 produtores adquirem conhecimento sobre parcerias Público-Privadas

Quarenta e cinco grandes e médios produtores agrícolas, transformadores, transportadores e comerciantes de Malanje participam desde ontem , Segunda-feira, numa formação sobre parcerias público- privadas no agro-negócio e cadeias de valor inclusiva.

O curso, que vai no seu segundo ciclo, é uma iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento, enquadrado no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), na sua componente de capacitação dos intervenientes do sector agrícola.

A acção tem duração de cinco dias e visa elevar os níveis de produção do sector agrícola e promover maior entrosamento entre os agentes da cadeia de valor do ramo.

Na abertura da formação, o chefe de departamento provincial do INAPEM (Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas), Isaías Hongo, disse que se pretende transmitir aos formandos novos modelos de parcerias público-privadas e de cadeia de valor que favoreçam o empreendedorismo agro-pecuário na província.

Fez saber que a intenção é formar, até Outubro deste ano, 600 produtores, lembrando que, no primeiro ciclo do curso, decorrido em Junho, foram capacitados 35 empresários do sector agrícola.

Por sua vez, o assistente do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e formador do curso, Yuri Chipuiu, precisou que a formação visa ajustar as parcerias público-privadas no sector agrícola à actual realidade e fazer uma contextualização das modalidades de cadeia de valor.

Adiantou que os formandos serão também capacitados sobre novas técnicas de produção de determinadas culturas, com vista a potenciá-los com novas metodologias.

PRODESI é uma iniciativa do Governo de Angola, coordenada pelo Ministério da Economia e Planeamento e implementada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), com vista a impulsionar o desenvolvimento das capacidades estratégicas dos produtores, para promoção das principais cadeias de valor agro-alimentar.