Carta do leitor: O esforço do Executivo para a empregabilidade

Carta do leitor: O esforço do Executivo para a empregabilidade

Agradeço a oportunidade que me foi concedida pela direção do Jornal O País Sou jovem e escrevo estas linhas com duas dozes, uma de satisfação e outra de insatisfação. Acredito que a intenção do executivo, é reduzir o índice de desemprego que temos vindo a verificar por toda província. A abertura do concurso público para ingresso na função pública com vagas nas administrações municipais da província de luanda, trouxe uma alegria para quem acredita ter potencial para tal.

Infelizmente, até o momento não consegui digerir a desorganização e favorecimento que observei por parte de pessoal em serviço, dos seus familiares e amigos em quase todos postos de atendimento que passei do Município do Cazenga, localidade em que resido e pertenço. Tinha tanto prazer em conseguir me inscrever e fazer parte, para ajudar a melhorar a prestação de serviço de vários utentes que acorrem na administração local para solução de seus problemas.

O pior cenário vi na escola primária, por de trás do liceu do Cazenga, frente a Frescangol, quando a sua directora informou aos candidatos ter recebido orientação do Administrador Municipal, para o encerramento deste posto, por falta de material, e por sua vez que todos acorressem na Administração Municipal que era lá o local certo ou noutros pontos. Informação que não foi colhida com agrado, porque os presentes olhavam impacientes o pessoal em serviço a vir ao portão pegar e entrar com elementos acompanhados dos seus processos em mão, mas que não constavam das listas de atendimento e despoletou um conflito verbal e empurrões entre a transmissora e receptores.

Fala-se em ingresso (acesso), de duas mil e 39 vagas aparentemente muitas olhando para os números as administrações municipais indicaram também escolas para se acautelar as medidas de segurança por conta do omento em que vivemos da COVID-19, só que os ditos organizadores são os desorganizadores. (Desorganização organizada) é o que se está a fazer para facilitar os seus. Acredito que muitos irão entrar por mérito naqueles locais em que encontrarem profissionais sérios que também ainda existem muitos destacados nesta empreitada.

Segundo informações oficiais do GPL, as vagas são resultado das reformas, falecimentos, transferências, rescisão pessoal de contrato e promoção. As vagas existentes no município do Cazenga são apenas 325, só na escola em que observei o episódio já ultrapassava este número. A inscrição que tem prazo de 15 dias, e longo no arranque já não têm material? Tenho dúvidas. Mas a esperança é a última a morrer.

POR: Mário Dias dos Santos