Editorial: Prestação de contas

Editorial: Prestação de contas

Os deputados à Assembleia Nacional estão, desde ontem, a analisar a Conta Geral do Estado referente ao exercício económico de 2019.

Um documento que comporta as contas de todos os órgãos da administração central e local do Estado, e dos serviços, institutos públicos e fundos autónomos, bem como da segurança social e dos órgãos de soberania.

Os participantes na 12ª reunião plenária Ordinária da AN, têm também, em sua posse, o parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta Geral do Estado juntamente com o relatório anual, o qual contém uma síntese das deliberações jurisdicionais referente ao exercício financeiro em causa e propostas de medidas a adoptar para melhorar a gestão financeira dos recursos públicos.

Portanto, os nossos políticos têm em sua posse o parecer de técnicos tanto do Tribunal de Contas como do Ministério das Finanças que, associada aos trabalhos de campo que vêm realizando, têm, certamente, os condimentos necessários para ajudarem a solidificar a cultura de prestação de contas que se pretende enraizar em todos os segmentos da nossa sociedade.