VI edição do Circuito Internacional de Teatro dividido entre Luanda e Benguela

VI edição do Circuito Internacional de Teatro dividido entre Luanda e Benguela

A VI edição do Circuito Internacional de Teatro (CIT) será realizada entre as províncias de Luanda e Benguela, com início a 31 deste mês até 16 de Setembro

Sob a máxima “CIT na promoção da diversidade cultural e artística”, que inclui conjuntos provenientes de sete regiões do país, de responsabilidade do projecto “Cultura para Todos”, vai na presente edição homenagear a cineasta e directora de teatro, Maria João Ganga. A gala de abertura deste evento, cujo lançamento ocorreu ontem durante uma conferência de imprensa no Auditório da Escola Njinga Mbande, em Luanda, será realizada em Benguela, no dia 30, sendo que as exibições prosseguirão no dia seguinte às Sextas-feiras até aos Domingos no Cine Monumental, Cine Catumbela e no Cine Império, com os grupos locais e outros provenientes de Luanda, do Cuando Cubango, Namibe, Bié, Huambo e Cuanza-Sul.

São os grupos Enigma Teatro, Monumental, Ombaca, 5 de Julho, Horizonte Artes, Bismas, Olonbangui, Paulo Teixeira Jorge, Tweya, Evereste Teatro, Projecto SOS, Nova Lua, Estrelas ao Palco, entre outros, que vão exibir as suas performances nos palcos deste evento até ao dia 28 de Agosto, que também serão transmitidas no formato live. “Este ano e em cada ano que passa, com a graça de Deus, vamos sempre inovando artisticamente, em termos de acções. Diferente das outras edições, com mais um desafio da pandemia, seguindo e respeitando as orientações do Ministério da Saúde, vamos fazer um evento mais itinerante”, disse o responsável do evento, Adérito Rodrigues.

Exibições em Luanda

Em Luanda, tudo indica que os espectáculos seguir-se-ão a 02 de Setembro, no palco do Elinga Teatro às Quintas-feiras até aos Domingos com grupos locais, entre eles os Kamba’rtes, Excesso de Cor, Elinga Teatro, Renascer do Sol, Njila Teatro, Bando Justiça e Arte. Adérito Rodrigues explicou que na capital do país actuarão apenas os grupos residentes, em consequência da cerca sanitária imposta nesta fase de pandemia da Covid-19, e em cumprimento ao Decreto Presidencial de 09 de Julho.

Distinções no evento

Conforme tem ocorrido nas várias edições, este ano serão atribuídos dois Prémios Carreira, uma Menção Honrosa, o Grupo CIT, Melhor Actor, Melhor Actriz, Artista Revelação, Figurino e Encenador, e Dirigente do CIT, através da avaliação feita aos participantes pelos membros da organização. Para o Artista Revelação o “Cena Livre” oferecerá 50 mil kwanzas e um conjunto de livros. Adérito Rodrigues avançou que o Prémio Carreira será atribuído ao encenador Walter Cristóvão que, dentre os vários encenadores, sempre destacou-se, dando o seu contributo para o desenvolvimento do teatro no país.

Assim como em algumas tiragens, nesta será também atribuído o Prémio Ubuntu, com o objectivo de incentivar os conjuntos de, nas suas performances ilustrarem aspectos relacionados com o Continente “Berço”. Para isso serão avaliados a música, a dança, entre outros elementos não menos importantes. Por sua vez, o grupo Twayovoca de Benguela será homenageado pelo facto de ter proliferado esta arte representativa naquela região do país, permitindo com que surgissem vários grupos.

Homenageada do CIT

O encerramento do certame decorrerá na Casa das Artes em Talatona, no dia 16 de Setembro, onde será procedido ao acto de homenagem à cineasta e directora de teatro Maria João Ganga, pelo seu contributo ao crescimento desta arte secular. Trata-se de uma encenadora e realizadora de cinema, que fez destas artes a sua profissão.