Angola recebe elogios pelos resultados da cimeira da CPLP

Angola recebe elogios pelos resultados da cimeira da CPLP

Fórum de Macau felicitou Angola pelos “resultados históricos” obtidos na Conferência da CPLP, que decorreu de 16 a 17 de Julho, na capital angolana, juntando representantes de oito Estados-membros, entre Presidentes e Chefes de Governo.

Esta posição vem expressa na acta da 16ª reunião ordinária do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de língua portuguesa, realizada Terça-feira (dia 20), em Macau, com a participação de Angola.

O evento saudou igualmente Cabo Verde pela “condução magnífica dos trabalhos” que permitiram o sucesso da Cimeira de Luanda, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, reporta um comunicado da Embaixada de Angola na China a que a ANGOP teve acesso ontem.

Ao intervir na sessão, o embaixador de Angola na China, João Salvador dos Santos Neto, disse que a reunião de Luanda deu um sinal positivo no sentido de uma evolução qualitativa no ponto de vista das questões que devem merecer maior atenção na agenda do Fórum Macau.

“Os resultados da cimeira de Luanda podem inspirar o Fórum em certos aspectos, tais como a solidariedade, face aos desafios actuais, e a mobilidade, que é um factor extremamente importante e que pode tornar mais dinâmica a interacção e a cooperação entre os nossos países, em vários domínios”, sublinhou o diplomata angolano.

Por sua vez, o embaixador de Portugal na China, José Augusto Duarte, considerou os resultados da Cimeira de Luanda como “fantásticos e uma conquista política importante para a CPLP”, e defendeu que o “Fórum Macau” se congratulasse e registasse com apreço, na sua acta, os “avanços significativos dados em Angola.

O Fórum Macau é constituído pela China, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, e a Região Especial de Macau.

Os representantes desses países reuniram-se na sede da instituição, em Macau para discutir e aprimorar o conteúdo do projecto de Declaração Conjunta, a ser assinada na reunião ministerial prevista para Outubro próximo, nesta cidade.

Na sessão de Terça-feira, os participantes acolheram a candidatura da Guiné Equatorial e recomendaram a sua adesão ao Fórum Macau, na próxima reunião ministerial, tendo em conta que esse país já é membro da CPLP desde 2014.

O Fórum Macau é uma plataforma de cooperação económica, criada em Outubro de 2003, por iniciativa do Governo da China, em coordenação com sete países de língua oficial portuguesa, com a colaboração da Administração da Região Especial de Macau.