Festival do Livro e Artes desperta munícipes no Bengo

Festival do Livro e Artes desperta munícipes no Bengo

O certame que encerra amanhã, Sábado, focado na reflexão e exposição de obras literárias e científicas, junta escritores, editores, alfarrabistas, artistas e docentes, visa, entre outras acções, despertar o gosto e o interesse pela leitura, desenvolver a arte de declamação, formar e inspirar novos autores, segundo o coordenador, Miranda Sebastião

O Largo 10 de Dezembro, em Caxito, Terra do Jacaré Bangão, continua a capitalizar as atenções do público, ao acolher o Festival do Livro e Artes, que decorre desde Segunda-Feira, sob o signo “Você é Poesia”. O evento, inserido nas jornadas comemorativas do 15º aniversário do Movimento Literário Lev’Arte Angola, reúne escritores, editores alfarrabistas, artistas e docentes visa, entre outras acções, despertar o gosto e o interesse pela leitura, desenvolver a arte de declamação, formar e inspirar novos autores.

Já foi visitado por mais de 500 pessoas idas dos diferentes pontos daquela cidade. Mais de 1.000 títulos literários e científicos continuam partilhados entre os vários expositores nos diferentes stands instalados no Largo, fazendo as delícias e o gáudio de quem do livro faz um excelente companheiro. Para esta Sexta-feira,23, a organização propôs uma conferência sobre educação, na qual os participantes farão uma reflexão em torno do sistema educativo angolano e a sua incidência na província do Bengo.

O Impacto Sócio-político, Económico e Cultural do Sistema Educativo Angolano, Face à Nova Realidade”, “Desafios da Comunidade do Bengo como Factor do Ensino” e as “Implicações da Língua Portuguesa no Sistema Educativo no Bengo” são alguns temas seleccionados para esta magna conferência que contará com a participação de docentes universitários, escritores como Filipe Zau, José Luís Mendonça, Joaquim Martinho, principiantes em literatura, estudantes, expositores e leitores. A agenda da organização contempla ainda, para a tarde desta Sexta-feira, exposições de arte fotográfica, pintura, recitais de poesia, música, formação artística, entre outras actividades, à semelhança do que se proporcionou na abertura do evento.

Encerramento com outras atracções

O festival encerra amanhã, Sábado (24), com uma série de actividades como recitais de poesia e música, formação artística, a habitual kissângua literária, com reflexões sobre obra de escritores do Bengo, exibições de peças de teatro e dança, envolvendo os grupos “Bailados do Jacaré Bangão”, um show virado para a dança folclórica e outras, e o Teatro Novo Horizonte de Caxito. Esta formação artística, criada em 2000, conta actualmente com 13 actores e é detentora de várias peças teatrais, entre as quais se destacam “O Regresso da Alma”, “Mistério dos Homens” e “Rastos Encontrados”. O grupo inclui no seu historial a conquista do Festival Provincial de Teatro, e já participou em diferentes festivais em Cabo Verde, Moçambique e Portugal

Lev´Arte

O Movimento Lev ‘Arte tem como objectivos, incentivar a leitura, a criatividade artística e o gosto pela literatura, humanizar o comportamento das pessoas através da arte e a publicação de obras científico-literárias. Propõe-se, entre outros assuntos, levar a arte cada vez mais próxima dos seres humanos, promover o intercâmbio cultural entre os distintos actores da arte a nível global, bem como divulgar e realizar acções nos domínios sócio-culturais.