Modelo internacional Maria Borges engajada no processo de desenvolvimento do turismo

Modelo internacional Maria Borges engajada no processo de desenvolvimento do turismo

A embaixadora do projecto turístico “Juntos e Todos pelo Turismo” explicou que depois de uma digressão de averiguação ao estado das principais maravilhas turísticas angolanas, compreendeu a necessidade de melhorias efectivas, tendo reconhecido os desafios para o seu desenvolvimento

A modelo internacional angolana Maria Borges, nas ‘vestes’ de embaixadora do projecto “Juntos e Todos pelo Turismo”, desenvolvido pelo Instituto de Fomento Turístico de Angola (INFOTUR), prometeu que vai trabalhar com vários órgãos de Comunicação Social para ajudar no desenvolvimento turístico do país. A pretensão foi apresentada durante uma conferência de imprensa realizada na passada Quarta-feira, 21, no Palácio de Ferro, em Luanda, onde a modelo internacional fez um breve balanço daquilo que foi a visita de constatação a algumas referências paisagísticas de renome do país, realizada durante um mês.

Na ocasião, Maria Borges explicou que, depois de uma digressão de averiguação sobre o estado das principais maravilhas turísticas angolanas, compreendeu a necessidade de melhorias efectivas, porquanto reconheceu ser um desafio em que pretende, com a colaboração de distintas instituições que interferem com o desenvolvimento turístico e, deste modo, fortificar esta área ainda fragilizada.

“Depois da constatação feita, acho que a minha finalidade é trabalhar com os órgãos do mais alto nível, nos sectores, para melhorar essa dificuldade. Penso que não vai ser fácil, é um processo que eu não espero do dia para noite, porque a vida é um processo, todo desenvolvimento é um processo”, defendeu.

Experiências obtidas

Maria Borges assegurou que, após um mês de trabalho de campo, depois de passar pelos principais pontos turísticos de Malanje, da Huíla e do Namibe, não teve como escapar às boas experiências e sentimentos, uma vez que a maior parte dos sítios em que passou apenas via pela televisão. “Como angolana, já ficava maravilhada pelas fotos e por ver na televisão as imagens dos pontos turísticos. Nomeadamente, fui ao Namibe, ao nosso deserto; à Huíla, na Serra da Leba, que é a junção entre o Namibe e a Huíla, fui a Malanje, nas Quedas de Kalandula. Só no Namibe, o que mais me impressionou foi a motivação dos jovens que não querem que o sector morra”, frisou a modelo. Nesta ordem de ideias, a embaixadora exortou que aprendeu muito com o percurso feito, via terrestre, e sublinhou que Angola tem, realmente, um grande potencial turístico que necessita, simplesmente, da ajuda de todos para a sua promoção.

Importância do turismo

Também presente na conferência, em conversa segregada ao Jornal OPAÍS, o director do INFOTUR, Afonso Vita, afirmou que, desde que foi consagrada à embaixadora, dentro do projecto “Juntos e Todos pelo Turismo”, a 25 de Junho do ano em exercício, Maria Borges arrancou de imediato com os trabalhos, que se encaixam no âmbito dos objectivos do programa. O projecto “Juntos e Todos pelo Turismo” surge, exactamente, para isso, para despertar a sociedade angolana sobre a importância do turismo, que vai, no fundo, levar-nos a valorizar os recursos turísticos naturais que temos, transformando-os em produtos turísticos. O que temos hoje é recurso, mas não é produto. Então temos de agregar serviços a estes locais, para que sejam considerados produtos turísticos”, explicou Vita.

POR: Valdimiro Graciano